Escritórios Arkoslight / Francesc Rifé studio

Escritórios Arkoslight / Francesc Rifé studio - Mais Imagens+ 20

  • Arquitetos: Francesc Rifé studio; Francesc Rifé studio
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1035
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:David Zarzoso
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Andreu World, Arkoslight, Fifty Y Top, Parklex Prodema, Vola
  • Arquiteto Colaborador: Víctor García Martínez
  • Construção: Monrabal
  • Cálculo Estrutural: Víctor García Martínez
  • Autor Da Obra: Francesc Rifé
  • Equipe De Projeto: Carlos Fernández Saracíbar, Sergio Alfonso, Bruno Benedito, Patricia Guridi, Jessica Machucala, Paola Noguera, Sonia Pellicer, Jordi Mehlbaum, Nùria Pedrós
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
© David Zarzoso

Descrição enviada pela equipe de projeto. O ponto de partida para o projeto dos escritórios da Arkoslight em Ribarroja del Turia, Valência, foi explorar a integração das áreas de trabalho com o showroom da empresa. Com a configuração de um vigoroso pátio central e um planejamento aberto dos espaços, o novo conceito pretende facilitar o encontro da luz natural com as luminárias da marca.

© David Zarzoso

A relação entre luz, espaço e matéria se transforma de novo em um veículo de expressão para o escritório de arquitetura, enquanto o apoio do arquiteto Víctor García adicionou uma dimensão precisa ao trabalho. Começando pela entrada de pé-direito duplo com madeira de nogueira, proposta com pranchas de diferentes secções, que convive de forma equilibrada com o aço preto e integra a vitrine de recepção e as portas de acesso às áreas de trabalho. Este lobby, protagonizado por uma composição de lâmpadas suspensas no modelo SPIN, está de frente para um fechamento envidraçado que o divide do pátio e recebe detalhes com perfis de alumínio no exterior e madeira no interior. A composição tem como particularidade alguns pequenos pórticos que arrematam as janelas, enquanto sua transparência, transversal e longitudinal, banha de luz as áreas de trabalho e parte da fábrica anexada a esta ampliação.

© David Zarzoso
Planta - Térreo
© David Zarzoso

O pátio central, que capta a luz natural e permite estender visualmente o vínculo entre os ambientes, faz as vezes de articulação que divide os escritórios em dois territórios principais. Trata-se de um autêntico "pulmão" para o edifício ao abrigar uma imponente estrutura metálica suspensa à qual se integra a vegetação. Esta parede verde passa a ser o centro de atenção do projeto, tornando-se visível da grande maioria dos espaços. Sob ela, uma fina lâmina de água projeta seu reflexo e estabelece um diálogo infinito com a luz solar durante o dia, e com as estrelas durante a noite.

© David Zarzoso

Paralelamente ao pátio, foram projetadas duas escadas que conectam os diferentes níveis do edifício, executadas em chapa de aço tingido em preto. A maior em tamanho e presença, deriva de um exercício geométrico e de cálculo de peso que definiu sua forma e dimensão. O showroom, dividido também nessas duas alturas, recria pequenos ambientes que buscam comunicar a energia e as qualidades dos produtos expostos. No pavimento inferior, uma grande mesa de reuniões e uma área de formação surgem na borda desses espaços, enquanto o pavimento superior conta com um lounge de sensações luminosas e uma área de networking. O primeiro foi pavimentado com um porcelanato de grande formato em tom de cinza, enquanto no segundo utilizou-se Parklex em nogueira, contrastando com as cores brancas e pretas do projeto.

© David Zarzoso
Planta - Superior
© David Zarzoso

Em linhas gerais, a intervenção buscava facilitar o encontro entre os funcionários, motivo pelo qual uma grande passarela em balanço faz o arremate horizontal entre o showroom e algumas das áreas de trabalho. Nesta linha, outro espaço de reunião significativo é um "refeitório-office" que completa a experiência nos escritórios e segue o mesmo discurso em termos de materialidade com o restante do projeto. Por outro lado, a acústica toma uma grande importância nas áreas de trabalho da planta aberta, por isso incorporou-se no teto uma sequência de placas absorventes estofadas em tela azul escura, contribuindo também com o conforto estético. Entre elas foram integrados diversos modelos de luminárias da empresa.

© David Zarzoso

Na parte externa do edifício a intervenção foi comedida, com a criação de aberturas diferentes e um novo acesso. Este é acompanhado por uma grande marquise em balanço executada em aço. A iluminação articulada no piso delimita o edifício, ao serem adicionadas áreas de canteiro com cascalho preto e oliveiras, símbolo da hospitalidade mediterrânea.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Carrer P & Carrer N, 46394, Valência, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Escritórios Arkoslight / Francesc Rifé studio" [Arkoslight Offices / Francesc Rifé studio] 31 Dez 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/908244/escritorios-arkoslight-francesc-rife-studio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.