Kunstmuseum Ahrenshoop / Staab Architekten

Kunstmuseum Ahrenshoop / Staab Architekten - Mais Imagens+ 5

  • Arquitetos: Staab Architekten; Staab Architekten
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1400
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2013
  • Fotógrafo
    Fotografias:Stefan Mueller
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Hans Börner, RAICO, Siteco, TECU®, Wicona
© Stefan Mueller

Descrição enviada pela equipe de projeto. A colônia de artistas em Ahrenshoop está situada na estreita península entre Fischland e Darss. Esta área escassamente povoada no Mar Báltico, com suas dunas, prados e campos expansivos, oferece uma riqueza de paisagens. Desde que a colônia foi fundada, no final do século XIX, atraiu artistas cujo trabalho e casas refletem uma profunda conexão com a paisagem e a tradição de construção da região. Este museu de arte será dedicado a tais artistas e à história de sua colônia. Para tanto, foi disponibilizado um terreno sinuoso na entrada de Ahrenshoop, juntamente com um orçamento limitado para sua construção.

© Stefan Mueller

A chave do nosso conceito arquitetônico está na estreita relação entre os artistas e a paisagem. O objetivo era criar um edifício que, à primeira vista, parecia estar sempre lá, e só a segunda vista revelaria sua autonomia como instituição cultural.

© Stefan Mueller
Planta
© Stefan Mueller

O primeiro problema a resolver foi a escala. O museu era significativamente maior do que os edifícios tradicionais da cidade. Somente a descoberta de que o tamanho dos espaços individuais de exposição requeridos correspondeu aproximadamente ao tamanho desses edifícios levou à uma solução de projeto. Com base na noção de uma região rural, o museu seria composto por um grupo de edificações cujo tamanho era baseado nas medidas de uma sala de exposição. Essa abordagem também nos libertou das restrições do difícil tecido urbano. O agrupamento das “casas” individuais ao redor de um centro teria precedência, enquanto o contorno da propriedade em forma de "L" recuaria no plano de fundo.

Corte

As edificações não escondem sua origem contemporânea. Embora sejam baseados na forma dos edifícios locais, destilam seu arquétipo em uma forma pura e abstrata. As superfícies da parede e do telhado são cobertas de forma transparente com um material de fachada que possui apenas algumas aberturas.

© Stefan Mueller

A correspondência da forma externa e interna leva a uma experiência espacial inesperada. Uma claraboia no topo do telhado melhora o ambiente abstrato. As superfícies de parede ininterruptas criam uma atmosfera focalizada na qual as exposições de formato pequeno têm efeito total.

A tensão entre a imagem familiar e sua tradução desconhecida continuou até o detalhamento da fachada. A estrutura da fachada de metal com perfil vertical evoca a memória de juncos que cobrem os telhados da região rural. Mesmo o fenômeno do escurecimento dos telhados ao longo do tempo é ecoado na fachada de bronze que muda de ouro quente para marrom fosco ao longo dos anos.

© Stefan Mueller

Essas associações são sobrepostas pela abstração radical do envoltório do edifício. Ancorado na tradição de construção local, mas explorando novos caminhos de projeto, o novo museu desafia nossa percepção usual e conecta a imagem tradicional e sua transformação.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Weg zum Hohen Ufer 36, 18347 Ahrenshoop, Alemanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Kunstmuseum Ahrenshoop / Staab Architekten" [Kunstmuseum Ahrenshoop / Staab Architekten] 28 Dez 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/908210/kunstmuseum-ahrenshoop-staab-architekten> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.