Ninho de Quetzalcóatl / Javier Senosiain

Ninho de Quetzalcóatl / Javier Senosiain - Mais Imagens+ 27

Naucalpan de Juárez, México
  • Arquitetos: Javier Senosiain
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  2200
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2008
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  DuPont, Cementos Cruz Azul, D'Acero, Eiffel, Mosaicos Venecianos de México®
Cortesía de Javier Senosiain

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto arquitetônico se deu em um terreno irregular de 5000 m2 com uma topografia muito acidentada. Somente 5% do terreno se encontra em leve inclinação junto à pequena fachada frontal. Existiam algumas cavernas desmoronadas, outras colapsando pelo fracionamento ao extrair a terra; gerando depressões por todos os lados, onde uma delas produz uma espécie de cratera. Dentre todas as cavernas conservou-se apenas uma delas - a mais confiável estruturalmente - que mede aproximadamente 50 metros de comprimento por 6 metros de largura e que é acessada pela grande cabeça da serpente. 

Cortesía de Javier Senosiain

Agora o terreno acidentado resultava em um desafio para o projeto, para a localização do serpentário; as áreas verdes são respeitadas aproveitando inclinações e depressões para deixar livre, finalmente, 97% do campo, espaço e bosque.

Cortesía de Javier Senosiain

No meio do canal que atravessa o terreno, em frente à cabeça de Quetzalcóatl, desviou-se a água pluvial criando um açude. Por outro lado, a água das casas adjacentes passa para a estação de tratamento do conjunto, depois de tratada é enviada também ao espelho d'água para a irrigação de todas as áreas verdes. Este espaço possui uma cascata que cai em direção a um depósito menor que segue a inclinação natural do córrego; de onde é bombeada por meio do interior de uma das sete serpentes, para cair em forma de arco até o centro do açude; o anterior permite o movimento das águas como parte final do processo de tratamento. A parte mais plana do terreno, onde não existiam árvores, foi ocupada pelo estacionamento. 

Cortesía de Javier Senosiain

Criou-se o corpo geral do Quetzalcóatl. Corpo maleável e misterioso de ferro-cimento colorido predominantemente de cor esmeralda dourado que combina com um azul violeta profundo, como as penas do quetzal, corpo ondulante que submerge, penetra e emerge para voltar a refugiar-se no mundo inferior de onde provem. A serpente cósmica que estabelece uma mediação entre o céu e a terra, e em cujo volume interno - de 6.50 metros de altura por 8.60 metros de largura com nível duplo - estão abrigadas as casas de aproximadamente 200 m2 cada. Com abóbodas internas, muros coloridos cálidos, terrosos e semi-curvos, janelas que saciam-se dos jardins.

Cortesía de Javier Senosiain

Em uma vista área do conjunto são apreciadas as depressões do terreno que criam um microclima isolando seus habitantes do ambiente urbano. Além de Quetzalcóatl, os muros sinuosos de pedra formam as sete serpentes e seguem suas curvas naturais em caprichosos sentidos, margeando o terreno; outras criando um caminho na cratera. Com este voluptuoso serpentário cria-se um jogo de formas, símbolos e cores que remetem a alegorias lendárias. 

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Ninho de Quetzalcóatl / Javier Senosiain" [Nido de Quetzalcóatl / Javier Senosiain] 25 Dez 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/908091/ninho-de-quetzalcoatl-javier-senosiain> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.