Skywalk / Arc Designs

Skywalk / Arc Designs - Mais Imagens+ 19

  • Arquitetos: Arc Designs; Arc Designs
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  140
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Ariño Duglass, Otis
  • Gestão De Projeto: JLC Consulting
  • Engenharia Estrutural: Bellapart, em colaboração com Ramboll Gibraltar
  • Construtor: Bovis Koala JV
  • Estrutura De Aço E Vidro: Ales Grupo
  • Projeto Conceitual: Arc Designs + Mayice Studio at
  • Cliente: HM Government of Gibraltar
  • Responsáveis Pelo Projeto: Arc Designs
  • Colaboradores: Mayice Studio
  • País: Gibraltar
Mais informaçõesMenos informações
© Stephen Ball, cortesia de Bovis-Koala JV

Descrição enviada pela equipe de projeto. Skywalk é a mais nova atração turística construída na Reserva Natural de Upper Rock em Gibraltar. Como parte de um projeto mais amplo que procura qualificar e modernizar as estrutura do parque, o principal objetivo do governo de Gibraltar é proporcionar aos moradores e visitantes novas maneiras de desfrutar do Upper Rock. O masterplan ainda prevê a construção de uma ponte suspensa de 70 metros de comprimento, a restauração de numerosas baterias e antigas instalações militares além da introdução de um amplo projeto de sinalização e acessibilidade ao longo das trilhas do parque.

© Stephen Ball, cortesia de Bovis-Koala JV
© Stephen Ball, cortesia de Bovis-Koala JV

O Skywalk está situado em um dos cumes do Upper Rock, em um dos poucos locais onde é possível visualizar tanto as paisagens a leste quanto a oeste, proporcionando uma oportunidade única para apreciar as vistas panorâmicas do ponto exato onde mundos diferentes se encontram: a Europa e a África, o Mar Mediterrâneo e o Oceano Atlântico. A passarela panorâmica está logo abaixo do chamado "Douglas Path", o caminho que leva à Bateria de O'Hara, o ponto mais alto do Upper Rock.

© Stephen Ball, cortesia de Bovis-Koala JV
Corte 03
© Stephen Ball, cortesia de Bovis-Koala JV

A estrutura de vidro foi construída sobre uma antiga plataforma militar que serviu como base para as baterias antiaéreas instaladas durante a Segunda Guerra Mundial. O principal objetivo deste projeto é proporcionar aos visitantes uma sensação de liberdade, com vistas para todas as direções, inclusive para o penhasco rochoso logo abaixo, ao mesmo tempo interferindo muito pouco na paisagem natural e histórica. A passarela em balanço se apóia sobre a histórica plataforma de pedra, com seus degraus de aço que dão acesso à estrutura militar original, onde encontra-se uma base octogonal de concreto que serve como assento para que os visitantes possam descansar e desfrutar das belas vistas panorâmicas de Gibraltar.

Planta

O novo percurso suspenso é acessado através de uma plataforma de vidro de 2,5 m de largura, a qual permite aos visitantes caminhar sobre o penhasco. A estrutura de aço foi ancorada na rocha da montanha, cada âncora suporta uma carga de tração de até 15 toneladas; garantindo que a estrutura possa suportar não apenas a carga imposta pelos visitantes, mas também a considerável força do vento que pode chegar à mais de 150 km/h. O elevador panorâmico, que permite uma rota alternativa de acesso a partir do nível mais baixo da estrada do parque, também serve como parte integrante do projeto estrutural, contrabalançando a estrutura da passarela do outro lado. 

© Stephen Ball, cortesia de Bovis-Koala JV

Como o acesso de veículos à Upper Rock é bastante limitado e as estradas são muito estreitas e sinuosas, toda a estrutura da passarela foi fabricada em seções menores que foram então transportadas e montadas no local - um desafio considerável devido às condições climáticas e geográficas do local. As condições de montagem também eram bastante limitadas pelo tamanho do guindaste utilizado, uma vez que tudo precisava ser dimensionado com base na capacidade de carga da antiga plataforma militar. A estrutura de aço principal é composta por 18 peças independentes e um peso total de mais de 30 toneladas. Mais de 750 m2 de painéis de vidro foram utilizados no projeto da passarela (aproximadamente a área equivalente a quatro quadras de tênis), com o maior deles pesando aproximadamente 650 kg.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Reserva Natural Upper Rock, Gibraltar

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Skywalk / Arc Designs" [Skywalk / Arc Designs] 01 Jan 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/908026/skywalk-arc-designs> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.