Casa FVB / Claudia Haguiara Arquitetura

Casa FVB / Claudia Haguiara Arquitetura

Casa FVB / Claudia Haguiara Arquitetura - Cadeira, Mesa, Pátio, VigaCasa FVB / Claudia Haguiara Arquitetura - CadeiraCasa FVB / Claudia Haguiara Arquitetura - Janela, Vidro, Fachada, VigaCasa FVB / Claudia Haguiara Arquitetura - Sofá, Janela, Mesa, Cadeira, DormitórioCasa FVB / Claudia Haguiara Arquitetura - Mais Imagens+ 40

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  700
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Cerâmica Jatobá, Deca, Laboratório da Luz, Lumini
  • Equipe: Vera Azem
  • Construtora: Mirante Engenharia
  • Paisagista: Alex Sá Gomes
  • Projeto Estrutura: LHG Engenharia
  • Projeto Instalações: Zamaro
  • Cidade: Trancoso
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Casa FVB / Claudia Haguiara Arquitetura - Fachada, Jardim, Janela
© Christian Maldonado

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa FVB encontra-se em Trancoso, região de lindas praias, na Bahia, Brasil. O terreno de de 1500 m2, apesar de não ter vista para o mar, tem os fundos voltados para um maravilhoso campo de golfe. O projeto da casa de praia deveria distribuir um extenso programa no terreno estreito e comprido, com muitos limites de recuos por ser de esquina, privilegiando a qualidade de vida ao ar livre.

Casa FVB / Claudia Haguiara Arquitetura - Cadeira, Mesa, Pátio, Viga
© Christian Maldonado
Casa FVB / Claudia Haguiara Arquitetura - Imagem 42 de 45
Planta - Térreo
Casa FVB / Claudia Haguiara Arquitetura - Mesa, Cadeira, Viga
© Christian Maldonado

Para que tivéssemos uma maior integração com a área externa, iluminação natural e ventilação cruzada em todos os ambientes, o programa foi distribuído em 3 blocos, interligados por um eixo: uma longa passarela de pinus, que os atravessa, intercalados por jardins. Os blocos se alternam em arquitetura local e arquitetura contemporânea, misturadas a referencias da arquitetura colonial e suas ramificações.

Casa FVB / Claudia Haguiara Arquitetura - Fachada, Janela, Jardim, Aido
© Christian Maldonado

O primeiro bloco, foi revestido de pinus, madeira de reflorestamento, com telhado de 2 águas de telhas de madeira (taubilha), típicas da região. Ai ficam a garagem aberta e 3 suítes para hospedes, todas com acesso independente pelo jardim, para que as visitas tivessem total liberdade e privacidade. O segundo bloco, um cubo de 2 andares, traz uma arquitetura mais moderna, paredes brancas caiadas misturadas às treliças de madeira na cor vermelha.

Casa FVB / Claudia Haguiara Arquitetura - Janela, Porta, Cadeira, Fachada
© Christian Maldonado
Casa FVB / Claudia Haguiara Arquitetura - Imagem 45 de 45
Fachadas
Casa FVB / Claudia Haguiara Arquitetura - Jardim, Pátio
© Christian Maldonado

No térreo fica o quarto de uma das filhas, a espaçosa sala de tv, que se aproveita da vista do campo de golfe através da transparência do 3º bloco, além de toda a área de serviço. No piso superior, a suíte do casal e a do futuro bebe, que funciona também como suíte de hospedes. O terceiro bloco, onde fica a área social, também com telhado de taubilha, tem estrutura de madeira e vidro. Voltado para a piscina e para o campo de golfe, que dá continuidade ao jardim da casa, funciona como um grande terraço quando tem todas as suas portas de correr abertas.

Casa FVB / Claudia Haguiara Arquitetura - Sofá, Janela, Mesa, Cadeira, Dormitório
© Christian Maldonado
Casa FVB / Claudia Haguiara Arquitetura - Imagem 43 de 45
Planta - Superior
Casa FVB / Claudia Haguiara Arquitetura - Janela, Vidro, Fachada, Viga
© Christian Maldonado

A área de serviço, que vem como um apêndice desde o segundo bloco "cubo", se prolonga neste terceiro bloco, transformando-se em uma cozinha gourmet com churrasqueira, integrada (ou não) através de portas de correr à área social e aberta ao estar da piscina. O mobiliário dos dormitórios foi desenhado especialmente, visando a flexibilidade de uso, dependendo do tipo de hóspedes. Para o restante do mobiliário, privilegiamos o design nacional com materiais e revestimentos práticos e com muita cor. Artesanato da região e de diversos locais do nordeste do Brasil são encontrados em todos os ambientes da casa.

Casa FVB / Claudia Haguiara Arquitetura - Fachada
© Christian Maldonado

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa FVB / Claudia Haguiara Arquitetura" 28 Ago 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/907928/casa-fvb-claudia-haguiara-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.