Portas São João / Meireles Arquitectos

Portas São João / Meireles Arquitectos - Escada, CorrimãoPortas São João / Meireles Arquitectos - Fachada, JanelaPortas São João / Meireles Arquitectos - Imagem 4 de 29Portas São João / Meireles Arquitectos - Imagem 5 de 29Portas São João / Meireles Arquitectos - Mais Imagens+ 24

  • Arquitetos: Meireles Arquitectos; Meireles Arquitectos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1210
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:João Morgado
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Kerion, Rodi, Sanindusa, VELUX Group, W07
  • Colaboradora: Sofia de Eça
  • Arquiteto Responsável: Mário Miguel Meireles
  • Equipe: Filipa Lima
  • Cidade: Porto
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Portas São João / Meireles Arquitectos - Fachada, Janela
© João Morgado

Descrição enviada pela equipe de projeto. Uma das premissas do projeto foi preservar os elementos estruturais dos vigamentos de madeira dos pavimentos, a caixa de escada e as suas paredes de tabique. Planeando-se a organização interior desde este ponto e pretendendo-se valorizar a rua dos Mercadores ao realizar a entrada para as frações habitacionais por aí, contribuindo para a identidade e movimento da mesma. Por usa vez, o espaço de comércio e serviços localiza-se no piso -1 e 0, com entrada a ser efetuada pela rua de São João.

Portas São João / Meireles Arquitectos - Janela, Viga
© João Morgado
Planta - 1° Pavimento
Portas São João / Meireles Arquitectos - Vidro, Janela, Corrimão
© João Morgado

Toda a estrutura dos pisos existente foi aproveitada, tratada e reforçada, garantindo o bom desempenho estrutural. No piso 6, toda a estrutura existente foi substituída, bem como as asnas e madres que compõem a cobertura. Projetaram-se duas habitações nas águas furtadas, com desníveis interiores, de espaços amplos e entradas de luz que permitem contemplar uma vista magnifica para o rio Douro, permitindo vislumbrar a partir dessas frações um pouco da história da cidade.

Portas São João / Meireles Arquitectos - Corrimão
© João Morgado

As portas e portadas de madeiras interiores foram substituídas por semelhantes exemplares, com o requinte dos puxadores dourados, assegurando que todo o conjunto satisfaça o bem- estar dos utilizadores. As lareiras, que aqueceram outrora os espaços, são agora novamente integradas de modo a conferir um maior conforto aos espaços.

Portas São João / Meireles Arquitectos - Imagem 7 de 29
© João Morgado
Planta - 5° Pavimento
Portas São João / Meireles Arquitectos - Imagem 15 de 29
© João Morgado

A caixa de escadas foi tratada, reforçada e nivelada, mantendo a sua grandiosidade encimada por uma claraboia circular de saia, com cúpula ornamentada. Ao subirmos aos vários pisos conseguimos contemplar o saguão, com ventilação natural, apresentando o aparelho de granito à vista pintado, antecedido pela exposição do tabique à vista.

Portas São João / Meireles Arquitectos - Escada, Corrimão
© João Morgado

No exterior as cantarias foram lavadas, as juntas tratadas, os gradeamentos e todas as janelas replicadas e a pintura substituída.

A intervenção foi profunda e pormenorizada, para que os espaços satisfaçam as necessidades atuais com o requinte do antigamente.

Portas São João / Meireles Arquitectos - Janela, Iluminação, Mesa, Viga
© João Morgado

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:R. dos Mercadores 77, 4050-026 Porto, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Portas São João / Meireles Arquitectos" 26 Jan 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/907925/portas-sao-joao-meireles-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.