Casa SW / Desterro Arquitetos

Casa SW / Desterro Arquitetos - Janela, FachadaCasa SW / Desterro Arquitetos - Mesa, Cadeira, VigaCasa SW / Desterro Arquitetos - Mesa, Sofá, Cadeira, Bancada, Janela, VigaCasa SW / Desterro Arquitetos - CadeiraCasa SW / Desterro Arquitetos - Mais Imagens+ 19

  • Arquitetos: Desterro Arquitetos; Desterro Arquitetos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  420
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:Ronaldo Azambuja
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Durafloor, Muller, Portobello, Suvinil
  • Projetos De Engenharia: Stabile Estruturas: Assessoria, Consultoria e Projetos de Estruturas
  • Projeto Paisagístico: Giz de Terra Ateliê de Paisagismo e Design
  • Arquitetos Autores: Vitor Sadowski, Felipe Finger, Arthur Lins
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Casa SW / Desterro Arquitetos - Fachada
© Ronaldo Azambuja

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa SW está localizada na Ilha de Santa Catarina, entre os bairros Lagoa da Conceição e Canto da Lagoa. Planejada para uma família de quatro pessoas, o programa distribui-se em uma edificação de dois pavimentos, em um terreno de esquina praticamente plano. O térreo concentra as áreas sociais, onde espaço aberto permeia o fechado através de grandes panos de vidro e dos usos propostos.

Casa SW / Desterro Arquitetos - Mesa, Cadeira, Viga
© Ronaldo Azambuja
Planta - Térreo
Casa SW / Desterro Arquitetos - Fachada, Cadeira, Jardim
© Ronaldo Azambuja

O partido de projeto tem como premissa a integração entre as áreas internas da parte social da residência, localizada no piso térreo, e destas com os ambientes e jardins externos, além de priorizar os visuais do entorno natural exuberante e da igreja histórica local.

Casa SW / Desterro Arquitetos - Cadeira
© Ronaldo Azambuja

Organizado em um único volume retangular, entremeado por um jardim de inverno na sua porção central, reservam-se nos fundos do pavimento térreo os ambientes de convívio. Uma lareira solta em tijolo aparente confere privacidade e compõe esses ambientes, além de grandes aberturas para o jardim que delimitam a sala de estar/jantar e cozinha, que faz fundo para a fachada sul junto com a área de serviço.

Casa SW / Desterro Arquitetos - Fachada, Aido
© Ronaldo Azambuja

A casa foi disposta na sua maior dimensão para a fachada nordeste, na mesma direção do comprimento do terreno, onde se encontram todos os ambientes de permanência de ambos os pavimentos, complementados por três suítes no andar superior, um escritório reversível e uma sala de TV. Esta estratégia de implantação viabilizou a entrada de sol e luz para os ambientes internos sem interferência futura de edificações vizinhas.

Na fachada principal o muro em madeira ripada foi recuado para o afastamento obrigatório, formatado por um conjunto de esquadrias que conferem o acesso à residência. Além de cumprir sua função de delimitar a propriedade, o desenho conforma, através do jardim, uma extensão do passeio público que delineia a transição entre público e privado. No pavimento superior, nesta mesma fachada, painéis móveis também em madeira dão dinâmica à construção, ao mesmo tempo que protegem a área íntima do sol da tarde.

Casa SW / Desterro Arquitetos - Fachada, Escada, Pilar
© Ronaldo Azambuja

Durante o verão, o beiral da cobertura evita a incidência direta dos raios solares no interior da residência, enquanto no inverno o sol ajuda a aquecer os cômodos. Aberturas nas fachadas nordeste e sudoeste garantem, além da iluminação natural, a ventilação cruzada e natural dos cômodos, com maiores aberturas à nordeste para receber o vento predominante dos períodos mais quentes do ano.

Casa SW / Desterro Arquitetos - Mesa, Sofá, Cadeira, Bancada, Terraço, Janela
© Ronaldo Azambuja

As vigas invertidas de concreto aparente em sua condição natural revelam o sistema estrutural, cumprem função de guarda corpo das sacadas superiores e possibilitam uma extensa cobertura para a área de lazer térrea, livre de pilares.

Casa SW / Desterro Arquitetos - Janela, Fachada
© Ronaldo Azambuja

Os ambientes sociais internos, de serviço e banheiros recebem piso de porcelanato, enquanto os dormitórios, sala de TV e escritório são em piso laminado. A área externa é composta por um deck em madeira e os caminhos e acessos externos em concreto desempenado.

Casa SW / Desterro Arquitetos - Sofá, Mesa, Cadeira, Janela
© Ronaldo Azambuja

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa SW / Desterro Arquitetos" 13 Jan 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/907923/casa-sw-desterro-arquitetos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.