Espaço S / H&P Architects

Espaço S / H&P Architects - Imagem 2 de 45Espaço S / H&P Architects - Imagem 3 de 45Espaço S / H&P Architects - Imagem 4 de 45Espaço S / H&P Architects - Imagem 5 de 45Espaço S / H&P Architects - Mais Imagens+ 40

Đồng Văn, Vietnã
Espaço S / H&P Architects - Imagem 5 de 45
© Nguyen TienThanh

Descrição enviada pela equipe de projeto. Não muito longe de um grande parque industrial está localizado o Espaço S, em uma nova área urbana emergente, com uma alta densidade de construção na cidade de Dong Van, província de Ha Nam. Este é um espaço aberto para a comunidade com um foco cultural e artístico. Dentro encontra-se um café que funciona diariamente. 

Espaço S / H&P Architects - Imagem 6 de 45
© Nguyen TienThanh

A inspiração do desenho provém da beleza da paisagem nacional de Kem Trong, situada entre as duas províncias de Ha Nam e Ninh Binh, onde a mineração ilegal de pedras está convertendo gradualmente este famoso lugar em ruínas. Desde esta perspectiva, o conceito de desenho é fazer uso dos dejetos (reutilização de tubos de aço de andaimes, reaproveitamento de escombros de pedras de KemTrong, pedras rejeitadas dos povoados comerciais e áreas de construção) para expressar o tesouro, a nostalgia/arrependimento da população local destas antigas terras. 

Espaço S / H&P Architects - Imagem 7 de 45
© Nguyen TienThanh

As "montanhas" são muros de pedra (0,4 m de espessura, 3,4 m de altura) que se posicionam sozinhas em zigue-zague de forma intermitente e se conectam aleatoriamente entre si por meio de portas e aberturas para permitir o acesso dos usuários desde várias direções. A cobertura exterior é a superfície da água; as árvores verdes se alternam em diferentes posições para regular o microclima, criar paisagens e esfumaçar os limites externos e internos, aproximando as pessoas da natureza. Suspensa na parte superior está uma "grande nuvem" que consta de coberturas leves e pisos criados pela transferência contínua de tubos de aço (d = 4,2 cm, anteriormente utilizados como andaimes de construção) junto com bambus (tetos e pisos), todos os quais criam uma estrutura elástica, frágil porém sólida, em contraste com a espessura e a tortuosidade da caverna de pedra abaixo. Na parede superior da cobertura de policarbonato transparente existe um pulverizador de neblina para lavar a cobertura e mantê-la fresca nos dias quentes de verão. 

Espaço S / H&P Architects - Imagem 4 de 45
© Nguyen TienThanh

"Nuvens e Montanhas" apresentam imagens primitivas e de sonho, mas ao mesmo tempo evocam sentimentos estranhos ao experimentá-las: as árvores de metal mortas e a fumaça contaminada estão sendo tragadas gradualmente na cidade...

Espaço S / H&P Architects - Imagem 9 de 45
© Nguyen TienThanh

Nomeado como Espaço S (S = Save the Stone & Scaffolding), o projeto ajuda a alertar sobre a exploração não planejada dos recursos naturais no Vietnã hoje em dia, que eliminou muitas pedras com valores históricos e culturais, o que resulta em um grave desequilíbrio entre o ecossistema natural e humano. Neste sentido, a  mensagem que o Espaço S deseja transmitir é: "A arquitetura é responsável pelo entorno natural e sociocultural".

Espaço S / H&P Architects - Imagem 3 de 45
© Nguyen TienThanh
Diagrama
Espaço S / H&P Architects - Imagem 21 de 45
© Nguyen TienThanh

Nota: Este projeto foi originalmente publicado em 12 dezembro, 2018

Espaço S / H&P Architects - Imagem 10 de 45
© Nguyen TienThanh

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Dong Van, Duy Tien, Ha Nam, Vietnã

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Espaço S / H&P Architects" [S Space / H&P Architects] 15 Mai 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/907922/espaco-s-h-and-p-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.