Parque Urbano da Orla do Guaíba / Jaime Lerner Arquitetos Associados

Parque Urbano da Orla do Guaíba / Jaime Lerner Arquitetos Associados

Parque Urbano da Orla do Guaíba / Jaime Lerner Arquitetos Associados - Imagem 2 de 45Parque Urbano da Orla do Guaíba / Jaime Lerner Arquitetos Associados - Imagem 3 de 45Parque Urbano da Orla do Guaíba / Jaime Lerner Arquitetos Associados - Imagem 4 de 45Parque Urbano da Orla do Guaíba / Jaime Lerner Arquitetos Associados - Imagem 5 de 45Parque Urbano da Orla do Guaíba / Jaime Lerner Arquitetos Associados - Mais Imagens+ 40

Porto Alegre, Brasil
  • Equipe: Paulo Kawahara, Valéria Bechara, Gianna Rossanna De Rossi, Ariadne Daher, Felipe Guerra, Fernando Popp, Taco Roorda,
  • Supervisão Geral: Jaime Lerner
  • Coordenação De Projetos E Acompanhamento De Obras: Fernando Antônio Canalli
  • Engº Agrônomo: Carlos Oliveira Perna
  • Desenvolvimento: Grifo Arquitetura
  • Construtores: Consórcio Orla Mais Alegre - Procon Construções Indústria e Comércio, Sadenco - Sul Americana de Engenharia e Comércio Ltda, SH Estruturas Metálicas
  • Topografia: PRISMA Topografia
  • Batimetria: AEROGEO Aerofogrametria, Geoprocessamento e Engenharia
  • Sondagem: Fundasolos
  • Terraplenagem: Engecram
  • Fundações: Emepê Fundações
  • Tecnologia De Concreto : Daher tecnologia em engenharia
  • Estrutura De Concreto : AS Estruturas Engenheiros Associados
  • Estrutura De Aço: Andrade e Rezende Engenharia de Projetos
  • Estrutura De Madeira: Koga Engenharia
  • Projeto De Vidros: Solutemp Soluções em Vidros
  • Projeto Hidráulico, Abastecimento De Gás, Rede De água, Prevenção Contra Incêndios : Eduardo Ribeiro Escritório de Projetos
  • Projeto De Rede De água, Esgoto E Drenagem : SERENCO Serviços de Engenharia Consultiva
  • Projeto Elétrico, Lógica E Telefonia : Império Engenharia Elétrica
  • Luminotecnia: Luz Urbana
  • Climatização: Michelena Engenharia de Climatização
  • Arqueologia E Recuperação Das Obras De Arte : Prefeitura Municipal de Porto Alegre – Secretaria Municipal da Cultura
  • Orçamento: Planor Engenharia
  • Cidade: Porto Alegre
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Parque Urbano da Orla do Guaíba / Jaime Lerner Arquitetos Associados - Imagem 4 de 45
© Arthur Cordeiro

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Parque Urbano da Orla do Guaíba é um gesto importante da Prefeitura de Porto Alegre, devolvendo para a cidade e seus cidadãos o uso e apreciação de um de seus mais preciosos patrimônios naturais: a Orla do Guaíba. É uma intervenção de 56,7ha ao longo de 1,5km da margem do Lago Guaíba em Porto Alegre, a maior metrópole do sul do Brasil.

Sérios problemas relacionados à segurança, ao abandono e à degradação tornaram a área, originalmente parte do sistema de controle de cheias, um problema para a cidade. Com a implantação do parque, cria-se um ponto de encontro qualificado para seus 1,5 milhões de habitantes; 4,2 milhões em escala metropolitana.

Parque Urbano da Orla do Guaíba / Jaime Lerner Arquitetos Associados - Orla, Urbano, Costa
© Arthur Cordeiro
Parque Urbano da Orla do Guaíba / Jaime Lerner Arquitetos Associados - Imagem 27 de 45
© Arthur Cordeiro
Parque Urbano da Orla do Guaíba / Jaime Lerner Arquitetos Associados - Orla, Viga, Costa
© Arthur Cordeiro

É um projeto de regeneração urbana e ambiental que afetará positivamente a qualidade de vida dos porto-alegrenses, gerando efeitos sociais, econômicos e ambientais sistêmicos. Conectam-se as pessoas, a cultura, a história e a natureza em um círculo virtuoso de valorização.

Adjacente à área central de Porto Alegre, o parque é muito bem conectado à malha urbana, sendo de fácil acesso aos pedestres e ciclistas, metrô, ônibus e automóveis em geral.

O programa traz os elementos necessários para a valorização de seu entorno, através do crescimento do turismo, valorização imobiliária e recuperação do ambiente natural. Trata-se de um projeto de integração que traz elementos dos ambientes naturais e construídos, permitindo que as pessoas se reúnam e aproveitem este novo espaço, equipado com bares, cafés, áreas esportivas, sanitários, entre outros. O que antes onerava o município se torna um ativo importante, um elemento de sustentabilidade, reduzindo custos e agregando valor.

Parque Urbano da Orla do Guaíba / Jaime Lerner Arquitetos Associados - Imagem 5 de 45
© Arthur Cordeiro
Parque Urbano da Orla do Guaíba / Jaime Lerner Arquitetos Associados - Imagem 15 de 45
© Arthur Cordeiro
Parque Urbano da Orla do Guaíba / Jaime Lerner Arquitetos Associados - Costa
© Arthur Cordeiro

As qualidades arquitetônicas do projeto estão ligadas a forma como ele se insere na paisagem, tirando partido da topografia para acomodar a infraestrutura necessária e criar passeios de contemplação do cenário. Os materiais são concreto, vidro, madeira e aço em seus acabamentos naturais, garantindo leveza ao conjunto. As formas curvas tiram partido da plasticidade do concreto e o desenho se relaciona ao movimento das águas, desenvolvendo-se gentilmente ao longo do terreno.

A dimensão cênica do estuário será revalorizada pela implantação de arquibancadas que correm ao longo de todo o parque, oferecendo os melhores assentos para se apreciar o “pôr do sol mais bonito do mundo”.

Um elemento importante da solução é a luz. Durante o dia, a luz do sol e seus reflexos no Guaíba guiam o espetáculo; após o anoitecer, é a vez da arquitetura com seu projeto luminotécnico criar no calçadão o semblante de um céu estrelado.

Parque Urbano da Orla do Guaíba / Jaime Lerner Arquitetos Associados - Urbano
© Arthur Cordeiro
Parque Urbano da Orla do Guaíba / Jaime Lerner Arquitetos Associados - Imagem 44 de 45
Desenhos 16
Parque Urbano da Orla do Guaíba / Jaime Lerner Arquitetos Associados - Imagem 17 de 45
© Arthur Cordeiro

O projeto paisagístico é pensado com cuidado aos aspectos ecológicos deste habitat ribeirinho e procura reintroduzir espécies nativas ao ambiente, promovendo sua regeneração. A vegetação nativa remanescente permanece respeitada pelos elementos construídos, implantados ao seu redor. Para cada setor (por exemplo, áreas sujeitas a cheias naturais ou as áreas secas mais elevadas), foram selecionadas espécies específicas. De modo geral, o projeto funciona não apenas como um plano de regeneração, mas como um ambiente aberto, vivo e permanente de educação ambiental.

A partir da recuperação do ambiente natural e da criação de um novo endereço, o parque se torna palco para diversas formas de expressão cultural e artísticas, tanto tradicionais, como a Semana Farroupilha, quanto novas.

O patrimônio construído presente na região – o Centro Cultural do Gasômetro, o Cais Mauá e o Centro Cívico – ganharão nova visibilidade. O fluxo constante de pessoas no parque vai transbordar para o centro da cidade, aumentando o público para estas atrações, assim como injetando um novo ânimo para a economia local.

Parque Urbano da Orla do Guaíba / Jaime Lerner Arquitetos Associados - Corrimão
© Arthur Cordeiro
Parque Urbano da Orla do Guaíba / Jaime Lerner Arquitetos Associados - Imagem 21 de 45
© Arthur Cordeiro

Além disso, o parque tem grande impacto positivo no tecido social da cidade; ao recuperar uma área degradada, aumenta o senso de pertencimento da população e demonstra o cuidado da cidade por seu patrimônio e seus habitantes.

Através da arquitetura, paisagismo e luminotecnia, em conjunção com uma vasta gama de atividades, o Parque Urbano da Orla do Guaíba mostra como a simbiose entre os ambientes construído e natural é possível, criando-se em Porto Alegre um lugar vibrante e sustentável.

Parque Urbano da Orla do Guaíba / Jaime Lerner Arquitetos Associados - Imagem 2 de 45
© Arthur Cordeiro

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Parque Urbano da Orla do Guaíba / Jaime Lerner Arquitetos Associados" 19 Mar 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/907892/parque-urbano-da-orla-do-guaiba-jaime-lerner-arquitetos-associados> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.