Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos

Parque Urbano da Orla do Guaíba / Jaime Lerner Arquitetos Associados

Parque Urbano da Orla do Guaíba / Jaime Lerner Arquitetos Associados

© Arthur Cordeiro © Arthur Cordeiro © Arthur Cordeiro © Arthur Cordeiro + 45

Parque  · 
Porto Alegre, Brasil
  • Arquitetos Autores deste projeto de arquitetura Jaime Lerner Arquitetos Associados
  • Área Área deste projeto de arquitetura
    567000.0 m2
  • Equipe

    Paulo Kawahara, Valéria Bechara, Gianna Rossanna De Rossi, Ariadne Daher, Felipe Guerra, Fernando Popp, Taco Roorda,
  • Supervisão geral

    Jaime Lerner
  • Coordenação de Projetos e Acompanhamento de Obras

    Fernando Antônio Canalli
  • Engº Agrônomo

    Carlos Oliveira Perna
  • Ano do projeto

    2018
  • Fotografias

  • Desenvolvimento

    Grifo Arquitetura
  • Construtores

    Consórcio Orla Mais Alegre - Procon Construções Indústria e Comércio, Sadenco - Sul Americana de Engenharia e Comércio Ltda, SH Estruturas Metálicas
  • Topografia

    PRISMA Topografia
  • Batimetria

    AEROGEO Aerofogrametria, Geoprocessamento e Engenharia
  • Sondagem

    Fundasolos
  • Terraplenagem

    Engecram
  • Fundações

    Emepê Fundações
  • Tecnologia de Concreto

    Daher tecnologia em engenharia
  • Estrutura de Concreto

    AS Estruturas Engenheiros Associados
  • Estrutura de Aço

    Andrade e Rezende Engenharia de Projetos
  • Estrutura de Madeira

    Koga Engenharia
  • Projeto de Vidros

    Solutemp Soluções em Vidros
  • Projeto Hidráulico, Abastecimento de Gás, Rede de Água, Prevenção Contra Incêndios

    Eduardo Ribeiro Escritório de Projetos
  • Projeto de Rede de Água, Esgoto e Drenagem

    SERENCO Serviços de Engenharia Consultiva
  • Projeto Elétrico, Lógica e Telefonia

    Império Engenharia Elétrica
  • Luminotecnia

    Luz Urbana
  • Climatização

    Michelena Engenharia de Climatização
  • Arqueologia e Recuperação das Obras de Arte

    Prefeitura Municipal de Porto Alegre – Secretaria Municipal da Cultura
  • Orçamento

    Planor Engenharia
Mais informações Menos informações
© Arthur Cordeiro
© Arthur Cordeiro

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Parque Urbano da Orla do Guaíba é um gesto importante da Prefeitura de Porto Alegre, devolvendo para a cidade e seus cidadãos o uso e apreciação de um de seus mais preciosos patrimônios naturais: a Orla do Guaíba. É uma intervenção de 56,7ha ao longo de 1,5km da margem do Lago Guaíba em Porto Alegre, a maior metrópole do sul do Brasil.

Sérios problemas relacionados à segurança, ao abandono e à degradação tornaram a área, originalmente parte do sistema de controle de cheias, um problema para a cidade. Com a implantação do parque, cria-se um ponto de encontro qualificado para seus 1,5 milhões de habitantes; 4,2 milhões em escala metropolitana.

© Arthur Cordeiro
© Arthur Cordeiro
© Arthur Cordeiro
© Arthur Cordeiro
© Arthur Cordeiro
© Arthur Cordeiro

É um projeto de regeneração urbana e ambiental que afetará positivamente a qualidade de vida dos porto-alegrenses, gerando efeitos sociais, econômicos e ambientais sistêmicos. Conectam-se as pessoas, a cultura, a história e a natureza em um círculo virtuoso de valorização.

Adjacente à área central de Porto Alegre, o parque é muito bem conectado à malha urbana, sendo de fácil acesso aos pedestres e ciclistas, metrô, ônibus e automóveis em geral.

O programa traz os elementos necessários para a valorização de seu entorno, através do crescimento do turismo, valorização imobiliária e recuperação do ambiente natural. Trata-se de um projeto de integração que traz elementos dos ambientes naturais e construídos, permitindo que as pessoas se reúnam e aproveitem este novo espaço, equipado com bares, cafés, áreas esportivas, sanitários, entre outros. O que antes onerava o município se torna um ativo importante, um elemento de sustentabilidade, reduzindo custos e agregando valor.

© Arthur Cordeiro
© Arthur Cordeiro
© Arthur Cordeiro
© Arthur Cordeiro
© Arthur Cordeiro
© Arthur Cordeiro

As qualidades arquitetônicas do projeto estão ligadas a forma como ele se insere na paisagem, tirando partido da topografia para acomodar a infraestrutura necessária e criar passeios de contemplação do cenário. Os materiais são concreto, vidro, madeira e aço em seus acabamentos naturais, garantindo leveza ao conjunto. As formas curvas tiram partido da plasticidade do concreto e o desenho se relaciona ao movimento das águas, desenvolvendo-se gentilmente ao longo do terreno.

A dimensão cênica do estuário será revalorizada pela implantação de arquibancadas que correm ao longo de todo o parque, oferecendo os melhores assentos para se apreciar o “pôr do sol mais bonito do mundo”.

Um elemento importante da solução é a luz. Durante o dia, a luz do sol e seus reflexos no Guaíba guiam o espetáculo; após o anoitecer, é a vez da arquitetura com seu projeto luminotécnico criar no calçadão o semblante de um céu estrelado.

© Arthur Cordeiro
© Arthur Cordeiro
Desenhos 16
Desenhos 16
© Arthur Cordeiro
© Arthur Cordeiro

O projeto paisagístico é pensado com cuidado aos aspectos ecológicos deste habitat ribeirinho e procura reintroduzir espécies nativas ao ambiente, promovendo sua regeneração. A vegetação nativa remanescente permanece respeitada pelos elementos construídos, implantados ao seu redor. Para cada setor (por exemplo, áreas sujeitas a cheias naturais ou as áreas secas mais elevadas), foram selecionadas espécies específicas. De modo geral, o projeto funciona não apenas como um plano de regeneração, mas como um ambiente aberto, vivo e permanente de educação ambiental.

A partir da recuperação do ambiente natural e da criação de um novo endereço, o parque se torna palco para diversas formas de expressão cultural e artísticas, tanto tradicionais, como a Semana Farroupilha, quanto novas.

O patrimônio construído presente na região – o Centro Cultural do Gasômetro, o Cais Mauá e o Centro Cívico – ganharão nova visibilidade. O fluxo constante de pessoas no parque vai transbordar para o centro da cidade, aumentando o público para estas atrações, assim como injetando um novo ânimo para a economia local.

© Arthur Cordeiro
© Arthur Cordeiro
© Arthur Cordeiro
© Arthur Cordeiro

Além disso, o parque tem grande impacto positivo no tecido social da cidade; ao recuperar uma área degradada, aumenta o senso de pertencimento da população e demonstra o cuidado da cidade por seu patrimônio e seus habitantes.

Através da arquitetura, paisagismo e luminotecnia, em conjunção com uma vasta gama de atividades, o Parque Urbano da Orla do Guaíba mostra como a simbiose entre os ambientes construído e natural é possível, criando-se em Porto Alegre um lugar vibrante e sustentável.

© Arthur Cordeiro
© Arthur Cordeiro

Galeria do Projeto

Ver tudo Mostrar menos

Localização do Projeto

Endereço: Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Parque Urbano da Orla do Guaíba / Jaime Lerner Arquitetos Associados" 27 Dez 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/907892/parque-urbano-da-orla-do-guaiba-jaime-lerner-arquitetos-associados> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.