O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Apartamentos
  4. Brasil
  5. Aobá
  6. 2016
  7. Apartamento IS / Aobá

Apartamento IS / Aobá

  • 13:00 - 6 Janeiro, 2019
  • Curadoria de Pedro Vada
Apartamento IS / Aobá
Apartamento IS / Aobá, © Haruo Mikami
© Haruo Mikami

© Haruo Mikami © Haruo Mikami © Haruo Mikami © Haruo Mikami + 36

  • Arquitetos

  • Localização

    Octogonal Área Octogonal Sul 4 - Cruzeiro / Sudoeste / Octogonal, Brasília - DF, 70297-400, Brasil
  • Autoras

    Tatiana Lopes, Daniella Rauber
  • Execução de obra

    Bruno Goldenberg
  • Área

    63.0 m2
  • Ano do projeto

    2016
  • Fotografias

© Haruo Mikami
© Haruo Mikami

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado no 4º andar do Edifício, o apartamento em questão tinha como premissa integrar os ambientes para um morador que viveria sozinho. O estado anterior do apartamento apresentava espaços recortados, janelas para “varanda fechada” e colunas neoclássicas. A análise preliminar de estrutura e instalações foi realizada e optou-se por assumir a maior parte das características originais da morada, destacando suas estruturas sem a menor intenção de esconder agregados e ferragens.

Planta
Planta

A demolição das paredes permitiu a entrada de luz em abundância, inundando toda a profundidade do apartamento, não há necessidade de acender luzes artificiais durante o dia. O banheiro da suíte, por exemplo, reproduz a velha solução de tijolos de vidro para manter a vedação e deixar fluir a luz natural.

© Haruo Mikami
© Haruo Mikami

Economia nas intervenções foi uma das principais pautas, por isso a escolha de cimento queimado em todo o piso do apartamento e estruturas em concreto moldadas in-loco. Utilizamos chapa de OSB como cabeceira da cama, aproveitamos estruturas internas do armário de roupas, reutilizamos uma porta de box de banheiro para servir de mesa para o escritório, adicionando cavaletes. Outra escolha simples e econômica foi escolher um modelo de pastilha que pudéssemos utilizar na cozinha e nos dois banheiros, otimizando uma compra em maior quantidade.

Nas paredes, com intuito de disfarçar irregularidades e diminuir a manutenção, optamos por aplicar uma textura de chapisco, o que também acabou por melhorar a acústica do ambiente.

© Haruo Mikami
© Haruo Mikami

Como soluções de iluminação, buscamos iluminar o necessário, sem excessos, na busca de itens econômicos e versáteis, como as canoplas utilizadas ora no teto ora na parede do quarto.

© Haruo Mikami
© Haruo Mikami

O banho de serviço original deu lugar ao banho social e extensão da área de serviço, o modelo especial da cuba também serve de tanque, a apenas dois passos do varal de roupas.

© Haruo Mikami
© Haruo Mikami

Dito isso, os móveis do morador se encaixaram perfeitamente nos espaços, não apenas como planejado, mas como se estivessem sempre ali a esperá-los. A linguagem despojada reflete o espírito do morador, apreciador das artes, do design e que nas horas vagas é artista.

© Haruo Mikami
© Haruo Mikami

Ver a galeria completa

Localização do Projeto

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Apartamento IS / Aobá" 06 Jan 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/907873/apartamento-is-aoba> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.