Residência Cubo de Madeira / White Cube Atelier

Residência Cubo de Madeira / White Cube Atelier - Mais Imagens+ 17

Maku, Irã
  • Arquitetos: White Cube Atelier; White Cube Atelier
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  80
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:Farshid Nasrabadi
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Lorenzo, Novawood, Travertine
© Farshid Nasrabadi

Descrição enviada pela equipe de projeto. Movendo-se pela área turística Gajot em Maku, oeste do Azerbaijão, uma edificação branca surge desprovida de qualquer ornamento, estabelecida em um contexto verde e abraçando um cubo de madeira. Uma construção introvertida e extrovertida ao mesmo tempo; a introversão vem de seu olhar voltado para os espaços internos e a extroversão é sentida por meio da plataforma convidativa que atrai o transeunte para dentro da residência.

© Farshid Nasrabadi
Processo projetual
© Farshid Nasrabadi

O projeto busca uma recriação volumétrica e espacial destinada a redefinir a relação entre a arquitetura e o usuário. Houve uma tentativa de refletir os sentimentos humanos através deste edifício e transformá-los em ambientes construídos.

© Farshid Nasrabadi

O desafio da área bruta de 30 m2 levou a um quadrado de 5x6 no piso térreo e superfícies em balanço nas faces norte e sul no primeiro pavimento para atender aos requisitos espaciais, bem como desempenhar um papel fundamental na formação volumétrica. O térreo, conectado à terra por uma plataforma, abriga a sala de estar e a cozinha, já o primeiro pavimento inclui um dormitório e um banheiro. Os dois níveis são conectados por uma escada em balanço leve. A escada superior leva à cobertura, que funciona como um espaço de observação dos cenários naturais. Uma piscina é adicionada à parte leste da plataforma para melhorar a ventilação natural do espaço.

Esquema
Corte 02

A edificação está localizada em um bairro de natureza virgem e a dominação da natureza é observada logo à primeira vista. Os volumes são independentes e combinados e a simplicidade das formas é enfatizada pela utilização de dois materiais naturais com alto contraste. Grandes janelas panorâmicas são adicionadas para permitir fluidez e transparência.

© Farshid Nasrabadi

Pretendíamos criar uma edificação que sintetizasse sua natureza e funcionasse como uma partícula do ambiente construído para ser habitada.

© Farshid Nasrabadi

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência Cubo de Madeira / White Cube Atelier" [Wooden Cube Villa / White Cube Atelier] 17 Dez 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/907760/residencia-cubo-de-madeira-white-cube-atelier> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.