Casa Orgânica / Javier Senosiain

Casa Orgânica / Javier Senosiain - Imagem 2 de 23Casa Orgânica / Javier Senosiain - Imagem 3 de 23Casa Orgânica / Javier Senosiain - Imagem 4 de 23Casa Orgânica / Javier Senosiain - Imagem 5 de 23Casa Orgânica / Javier Senosiain - Mais Imagens+ 18

Naucalpan de Juárez, México
  • Arquitetos: Javier Senosiain
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  178
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  1984
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  DuPont, Corian
  • Desenho: Javier Senosiain
  • Projeto: Daniel Arredondo
  • Construção: Juan Sánchez Torres
  • Superfície Terreno: 540.0 m2
  • Cidade: Naucalpan de Juárez
  • País: México
Mais informaçõesMenos informações
Casa Orgânica / Javier Senosiain - Imagem 5 de 23
Cortesía de Javier Senosiain

Descrição enviada pela equipe de projeto. A ideia embrionária do projeto surgiu de uma inspiração na forma de uma casca de amendoim: dois amplos espaços ovais com muita luz, unidos por um espaço em penumbra baixo e estreito. Essa proposta surgiu com base nos requerimentos das funções elementais do ser humano: um espaço para conviver, com sala de estar, sala de jantar e cozinha, e outro para dormir, com closet e banheiro. O conceito do projeto se define a partir de dois grandes espaços: um diurno e outro noturno, buscando a sensação de que no interior a pessoa adentrasse a terra, que fosse consciente da singularidade deste espaço sem perder a integração com as áreas verdes do exterior.

Casa Orgânica / Javier Senosiain - Imagem 6 de 23
Cortesía de Javier Senosiain
Corte 02
Casa Orgânica / Javier Senosiain - Imagem 3 de 23
Cortesía de Javier Senosiain

No processo de construção era necessário estabelecer uma continuidade que marcasse o desenho. Para isso, utilizou-se um material maleável que permitiu um jogo similar ao da massa de modelar em maquetes. Resolvido o requisito da plasticidade, era evidente que, tratando-se de uma residência, o material deveria cumprir com as demandas que ultrapassam sua capacidade enquanto massa escultórica. A pesquisa começou e em pouco tempo não restava a menor dúvida: o ferrocimento era a resposta adequada. Começou-se a colocar o ferrocimento armado sobre a forma que parecia uma pista para skates, formando o envelope com um esqueleto de metal, no qual as armações foram dispostas em forma de anéis, mudando de altura de acordo com o espaço. Depois, as armações foram sendo enroladas em forma espiral. No final do processo de armação, foram fixadas duas telas tipo galinheiro trançadas entre si, para depois despejar o concreto. Depois disso, a cobertura foi revestida com uma camada de ¾ de polegada de poliuretano extrudido, que serve como isolante e impermeabilizante.

Casa Orgânica / Javier Senosiain - Imagem 17 de 23
Cortesía de Javier Senosiain

A terra e o pasto protegem a membrana do sol, do vento, do granizo e do ciclo úmido-seco, evitando as dilatações e contrações que causam fissuras e, consequentemente, umidade. A duna verde é o envoltório do volume interno e é quase invisível. De fora só vemos pasto, arbustos, árvores e flores. Caminhar sobre o jardim é caminhar sobre a própria cobertura da casa sem perceber.

Casa Orgânica / Javier Senosiain - Imagem 11 de 23
Cortesía de Javier Senosiain
Planta
Casa Orgânica / Javier Senosiain - Imagem 8 de 23
Cortesía de Javier Senosiain

Ao contrário do que se poderia pensar, esta casa semi-enterrada resultou mais iluminada e ensolarada do que uma casa convencional. Neste tipo de residência as janelas podem ser orientadas para qualquer direção e clarabóias permitem a entrada de luz do sol por cima. A ventilação é facilitada graças às formas aerodinâmicas da construção que permitem a livre circulação de ar.

Casa Orgânica / Javier Senosiain - Imagem 16 de 23
Cortesía de Javier Senosiain

Originally published on December 04, 2018 

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Orgânica / Javier Senosiain" [Casa Orgánica / Javier Senosiain] 14 Jun 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/907669/casa-organica-javier-senosiain> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.