O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Apartamentos
  4. Irã
  5. Mohsen Kazemianfard - fundamental approach architects
  6. 2018
  7. Edifício residencial Saadat Abad / Mohsen Kazemianfard - fundamental approach architects

Edifício residencial Saadat Abad / Mohsen Kazemianfard - fundamental approach architects

  • 17:00 - 20 Dezembro, 2018
  • Traduzido por Vinicius Libardoni
Edifício residencial Saadat Abad / Mohsen Kazemianfard - fundamental approach architects
Edifício residencial Saadat Abad / Mohsen Kazemianfard - fundamental approach architects, © Parham Taghioff
© Parham Taghioff

© Parham Taghioff © Parham Taghioff © Parham Taghioff © Parham Taghioff + 19

  • Gerente de projetos

    Parima Jahangard
  • Supervisão de obras

    Mohammadreza Bastami, Abbas atayi, Amirhossein Maleki
  • Supervisor de construção da fachada

    Amirhossein Maleki, Parham Teimuri
  • Cliente

    Mr Bastami
  • Mais informações Menos informações
© Parham Taghioff
© Parham Taghioff

Descrição enviada pela equipe de projeto. Saadat Abad é um edifício residencial de sete pavimentos, sendo cinco níveis superiores de apartamentos e outros dois andares de subsolo. Implantado em um terreno bastante compacto, nosso maior objetivo era integrar seus espaços internos com a paisagem urbana do entorno, criando apartamentos amplos e bem iluminados mas que mantivessem sua privacidade. A partir disso, compreendemos que a fachada desempenharia um papel fundamental neste projeto.

© Parham Taghioff
© Parham Taghioff
Plantas
Plantas
© Parham Taghioff
© Parham Taghioff

É evidente que, em projetos urbanos deste tipo, a fachada não apenas representa a identidade formal do edifício, a maneira como ele se apresenta à cidade, mas também atua na interface entre os espaços públicos e privados. Historicamente, os grandes centros urbanos priorizaram uma ocupação de alta densidade, limitando o tamanho dos lotes e reduzindo as fronteiras urbanas de seus edifícios. Desta maneira, os edifícios passaram a ser entidades cada vez mais isoladas, negando o espaço público e encerrando-se em seu próprio mundo. Aberturas passaram a cumprir apenas tarefas objetivas, permitindo uma iluminação e ventilação minimamente suficientes além de garantir a segurança de seus moradores.

© Parham Taghioff
© Parham Taghioff
Diagrama do processo de projeto
Diagrama do processo de projeto
© Parham Taghioff
© Parham Taghioff

Neste projeto, procuramos transformar a fachada do edifício em um segunda pele, uma borda expandida. Como janelas que se abrem, esta trama de tijolos cria um espaço em constante expansão, filtrando a luz e mediando a relação entre interior e exterior de forma dinâmica e generosa. O espaço criado entre as duas peles do edifício é acessível a partir do interior, convidando as pessoas a se aproximarem do espaço urbano enquanto se abre e incorpora delicadamente a paisagem urbana em seu interior.

© Parham Taghioff
© Parham Taghioff

O ângulo destas estruturas que se projetam sobre o espaço público foi concebido para orientar as vistas à partir dos apartamentos em direção ao vazio urbano definido pela confluência de duas vias próximas, protegendo a privacidade das unidades em relação aos vizinhos de frente. Os limites espaciais são até certo ponto, indefinidos, um vazio que pode tanto estar do lado de fora, quanto do lado de dentro. Procuramos transcender o conceito de fachada, criando um espaço dinâmico e fluído ao invés de uma fronteira estática e sólida.

Corte
Corte

Durante o inverno, esta trama de tijolos permite que a luz penetre livremente no interior do edifício, criando um efeito cênico de luz e sombra, não apenas iluminando o espaço, mas também trazendo calor. Por outro lado, o afastamento entre a fachada de tijolos e as paredes de vidro impede que os raios de sol penetrem no interior durante os meses mais quentes do ano, permitindo ainda ventilar os ambientes minimizando a necessidade de sistemas de condicionamento de ar. A partir desta experiência, acreditamos que esta ideia possa ser incorporada como um modelo prático para projetos urbanos semelhantes, proporcionando maior conforto e privacidade para seus moradores sem negar o espaço urbano ou isolar-se dele.

© Parham Taghioff
© Parham Taghioff

Ver a galeria completa

Localização do Projeto

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Edifício residencial Saadat Abad / Mohsen Kazemianfard - fundamental approach architects" [Saadat Abad Residential Building / Mohsen Kazemianfard - fundamental approach architects] 20 Dez 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/907659/edificio-residencial-saadat-abad-mohsen-kazemianfard-fundamental-approach-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.