Grupo Roncador / Kipnis Arquitetos Associados

Grupo Roncador / Kipnis Arquitetos Associados - Cadeira, VigaGrupo Roncador / Kipnis Arquitetos Associados - Mesa, Cadeira, JanelaGrupo Roncador / Kipnis Arquitetos Associados - Escada, Janela, Viga, Corrimão, TerraçoGrupo Roncador / Kipnis Arquitetos Associados - Mesa, CadeiraGrupo Roncador / Kipnis Arquitetos Associados - Mais Imagens+ 20

  • Arquitetos: Kipnis Arquitetos Associados; Kipnis Arquitetos Associados
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1034
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:Pedro Vannucchi
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  ARTLIFT, Atec, Basic Elevadores, Dimoplac, Interact Divisórias, MOHAWK GROUP HOT & HEAVY, Portobello
Grupo Roncador / Kipnis Arquitetos Associados - Cadeira
© Pedro Vannucchi

Descrição enviada pela equipe de projeto. O maior desafio que o projeto trouxe para o escritório Kipnis Arquitetos Associados foi a distribuição harmônica e funcional de uma equipe de trabalho bastante heterogênea em três pavimentos de um conjunto comercial na Vila Madalena. A empresa contratante atua no setor do agronegócio e em outros setores da economia, além de possuir uma fundação que promove ações sociais na área da educação.

Grupo Roncador / Kipnis Arquitetos Associados - Mesa, Prateleira, Cadeira, Cozinha, Janela
© Pedro Vannucchi

O espaço adquirido para a implementação do projeto era formado por 10 conjuntos contíguos no sétimo pavimento, cada um entregue com sanitários e uma escada caracol com acesso a um pequeno mezanino. A escada também permitia o acesso à cobertura com finalidade de manutenção dos equipamentos.

Planta - 7º pavimento
Planta - 8º pavimento
Planta - Cobertura

Todas as divisórias que separavam os conjuntos, as escadas e os sanitários foram demolidos e o projeto partiu da unificação do espaço de trabalho com posterior separação e distinção de ambientes conforme suas especificidades e as necessidades de interação entre as diversas equipes.

Grupo Roncador / Kipnis Arquitetos Associados - Vidro, Corrimão
© Pedro Vannucchi

No pavimento 07, a organização do espaço é orientada pelo eixo estabelecido para o acesso principal que separa de um lado a equipe operacional e salas de reunião, e de outro as salas de diretores, a sala de reunião principal e a equipe da fundação. O acesso vertical é feito por duas escadas novas de estrutura metálica e um elevador hidráulico instalado para atender os três pavimentos do escritório. Os ambientes de trabalho foram pensados e distribuídos de forma a ter o melhor aproveitamento da luz natural e das vistas que a localização oferece.

Grupo Roncador / Kipnis Arquitetos Associados - Cadeira, Viga
© Pedro Vannucchi

Os mezaninos originais foram desmontados e sua estrutura metálica reaproveitada para montagem de um mezanino com nova configuração, de modo a permitir a ocupação desse espaço com salas de reunião, sala do CPD e sala de uma diretoria não ligada diretamente à empresa. O perímetro do mezanino foi desenhado de modo a criar áreas intercaladas de pé-direito simples e duplo nos ambientes do andar abaixo.

Grupo Roncador / Kipnis Arquitetos Associados - Escada, Janela, Viga, Corrimão, Terraço
© Pedro Vannucchi

Na cobertura, que possui vista para a Vila Madalena e a praça Pôr do Sol, uma estrutura metálica foi construída para abrigar a área de eventos e ambientes de descompressão. As grandes áreas laterais ao ar livre receberam maior intervenção do projeto de paisagismo, com bancos e jardins para descanso e contemplação. Com a intensificação do uso da cobertura, o acesso técnico foi substituído pela continuação de uma das escadas novas e também com a possibilidade do uso do elevador.

Grupo Roncador / Kipnis Arquitetos Associados - Porta, Fachada, Janela
© Pedro Vannucchi

A predominância da madeira e do couro para os materiais de acabamento e de mobiliário misturado com elementos construtivos metálicos e vigas, pilares e laje em concreto aparente buscou refletir a essência da empresa através da arquitetura.

Grupo Roncador / Kipnis Arquitetos Associados - Mesa, Cadeira, Pátio, Terraço, Jardim
© Pedro Vannucchi

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:R. Natingui, 862 - Pinheiros, São Paulo - Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Grupo Roncador / Kipnis Arquitetos Associados" 19 Jan 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/907436/grupo-roncador-kipnis-arquitetos-associados> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.