Casa pequena para uma família numerosa / La Mirateca

Casa pequena para uma família numerosa / La Mirateca

© Patricia Forcen Scheu© Patricia Forcen Scheu© Patricia Forcen Scheu© Patricia Forcen Scheu+ 21

Múrcia, Espanha
  • Arquitetos: La Mirateca
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  165
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2011
  • Fotógrafo Fotografias:  Patricia Forcen Scheu
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Breinco, LAND-PORCELANICO
© Patricia Forcen Scheu
© Patricia Forcen Scheu

Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta residência é um projeto que procura responder a numerosas condições dadas desde o início pelas proprietárias, uma mãe e sua filha. A moradia está localizada sobre um pequeno terreno deixado por uma residência dos anos 50. Um enclave paisagístico caracterizado pela estrutura agrária criada pelo rio Segura na sua passagem através da cidade de Múrcia. 

© Patricia Forcen Scheu
© Patricia Forcen Scheu

Nessa antiga moradia, cresceu uma família de oito filhos, por isso as condições de  partida estavam orientadas principalmente a uma definição do espaço diurno da nova casa; este deveria ser capaz de alojar numerosas reuniões familiares. Por outro lado, a posição da área noturna da moradia foi também uma premissa que, junto ao acesso, condicionava a estruturação do projeto.

Plantas
Plantas

A formalização surge da reflexão do conceito de recinto e de como recinto e moradia podem pertencer a uma mesma estrutura fazendo com que os espaços fechados e abertos sejam misturados se as necessidades programáticas assim requererem. O volume fecha todo o perímetro do terreno, deixando um único ponto aberto para criar o acesso. A porta converte-se então, em um reflexo das encontradas nas moradias da região, onde este elemento se materializa com vidro e madeira, fazendo com que ela se torne, durante o dia, uma grande janela para a rua e, durante a noite, um mecanismo de segurança. 

© Patricia Forcen Scheu
© Patricia Forcen Scheu

Dada esta forma de realizar o trabalho, obteve-se um resultado hermético e introvertido o que nos dava resposta a uma condição de segurança necessária no entorno onde se localiza e também nos ajudava a entender como um terreno de dimensões reduzidas poderia se relacionar com um entorno paisagístico muito rico; isto é feito por meio da contemplação do volume superior, como se ele fosse um mirante. 

Cortes
Cortes

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa pequena para uma família numerosa / La Mirateca" [Casa Pequeña para una Familia Numerosa / La Mirateca] 12 Dez 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/907350/casa-pequena-para-uma-familia-numerosa-la-mirateca> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.