La Crique / PietriArchitectes

La Crique / PietriArchitectes - Mais Imagens+ 6

Marsella, França
  • Arquitetos: PietriArchitectes; PietriArchitectes
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  8574
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:Luc Boegly
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Atlas Schindler, BUGAL, Casalgrande Padana, alc carrelages, arte one, bk peinture, schnidler
  • Engenharia Acústica: BET Yves Garnier
  • Coordernador: Surbat
  • Geotecnia: Sol-essais
  • Engenharia Estrutural: ICES BTP
  • Paisagismo: Thomas Gentilini
  • Agência De Inspeção Técnica: Alpes Contrôle
  • Contratante Principal: Eiffage Construction Provence
  • Cliente: Constructa / Eiffage Immobilier
  • Cidade: Marsella
  • País: França
Mais informaçõesMenos informações
© Luc Boegly

Descrição enviada pela equipe de projeto. Fachadas luminosas e curvilíneas, faixas generosas de varandas separadas por painéis de madeira… Aos pés da Montagne de l'Aigle, o estúdio do arquiteto Jean-Baptiste Pietri criou um novo programa de 145 apartamentos, a poucos passos das enseadas do Massif des Calanques que deu nome ao projeto: La Crique.

© Luc Boegly

Localizado no 9º bairro de Marselha, onde o Chemin du Roy d'Espagne atravessa o Boulevard Louis Pierotti, os edifícios formam duas unidades distintas, cercadas por vegetação densa. Cada um é assentado sem esforço na terra, de acordo com as elevações existentes. O primeiro volume a leste é um pouco mais baixo, permitindo que ele siga a linha do terreno e minimize seu impacto visual. Os volumes esculpidos serpenteiam sobre o local e se interligam para criar um espaço verde considerável, a verdadeira peça central do terreno.

© Luc Boegly

As paredes da extremidade, com seus terraços escalonados, criam camadas ecoando a topografia montanhosa próxima. Para o norte, ao longo do Chemin du Roy d'Espagne, a linha do edifício foi interrompida, gerando assim uma "entrada", que lembra as calanques revelando um jardim paisagístico do Mediterrâneo. O acesso aos corredores dos dois edifícios é definido no centro da trama, um pouco abaixo da estrada privada, fazendo com que os moradores desfrutem diariamente da vegetação.

© Luc Boegly

Também de acordo com as colinas, os terraços voltados para o norte, que garantem uma excelente luminosidade durante todo o ano, são adornados com vasos de plantas que contêm árvores e ganham gradualmente a profundidade do solo até o teto. O projeto, portanto, reflete as características fundamentais do terreno em que está inserido.

© Luc Boegly

Construído em um ambiente geográfico difícil, no contexto de um projeto simples, com materiais simples, La Crique encapsula todo o know-how do arquiteto que, com grande generosidade, projetou dois prédios aparentemente comuns, mas conseguiu incorporar uma parcela extra de coração e alma. Os espaços exteriores alocados em cada apartamento são mais do que generosos, as características específicas da paisagem circundante são habilmente refletidas no projeto, a luz recebeu o seu lugar de direito: todo o projeto testemunha uma nova maneira de pensar a identidade de Marselha.

Planta

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Marsella, França

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "La Crique / PietriArchitectes" [La Crique / PietriArchitectes] 06 Dez 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/907178/la-crique-pietriarchitectes> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.