Cantinho da Vovó: O Granny Pad / Best Practice Architecture

© Ed Sozinho

Cantinho da Vovó: O Granny Pad / Best Practice Architecture - Mais Imagens+ 22

  • Arquitetos: Best Practice Architecture; Best Practice Architecture
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  53
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:Ed Sozinho
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Blomberg, Milgard, VELUX Commercial

Descrição enviada pela equipe de projeto. Um questionamento recente tem tomado conta dos Estados Unidos: como é possível engajar no envelhecimento da população, e respeitar a terceira idade, se vive-se em cidades com o mínimo de opções de habitação? 

O grupo de arquitetos do Best Practice Architecture ofereceu uma solução para esse questionamento, apontando para a convivência multigeracional e para a densidade urbana. 

© Ed Sozinho

O escritório foi contratado por uma incorporadora de Seattle para criar o Granny Pad, um espaçoso aposento convertido de uma garagem no quintal. Este anexo à uma residência pré-existente foi construído para dar ao membro da família que está envelhecendo uma casa segura e bem projetada, levar a assistência infantil à família em crescimento e manter a privacidade de todos os envolvidos.

Corte

Localizado no norte do distrito Universitário de Seattle, o Granny Pad tem 53 metros quadrados de planta aberta. O projeto começou por que o cliente não conseguia encontrar uma casa para a vovó da família. Com a sua família crescendo, eles não tinham espaço suficiente em sua própria casa ao mesmo tempo que há uma escassez de casas populares na região.

© Ed Sozinho

Dessa forma, a solução encontrada pelos arquitetos foi usar a garagem da casa, antigamente aproveitada como depósito. O projeto foi visto como uma intervenção a curto e a longo prazo. Primeiro, os arquitetos precisavam atender às necessidades imediatas de seu cliente, e também, em um segundo momento, considerar os usos futuros daquele espaço, como uma possível casa de aluguel, por exemplo, ou como estúdio, escritório, ou outra forma de renda. O desafio seria fazer tudo isso caber em pouco mais de 50 metros quadrados.  

Planta - Térreo

Para adaptar o projeto à mobilidade reduzida por conta da idade, a área de estar precisou ser toda nivelada. Ao invés de fazer várias salas pequenas, a equipe optou por criar espaços abertos e centrais que podem ser facilmente adaptados. As aberturas foram cuidadosamente colocadas, buscando a luz do dia sem perder a privacidade. Vigas foram deixadas expostas no teto, enquanto a porta da garagem existente foi removida, e a antiga estrutura tornou-se a entrada, cozinha e sala de estar. Uma curta caminhada pela entrada revela o quarto, o closet com lavanderia e o banheiro. Um espaço elevado acima do banheiro, acessado por uma escada, será usado como depósito por enquanto, mas pode ser facilmente transformado em um escritório ou loft para dormir no futuro. Todos esses detalhes se juntam para criar uma ambiência crescente e aberta que faz com que a pegada relativamente pequena da Granny Pad pareça muito maior.

© Ed Sozinho

Atrás do volume foi implantado um deck privativo que se conecta ao espaço do loft. O quintal sofreu uma alteração no começo do projeto, aumentando o nível em 1.80 metros, o que inspirou os arquitetos a construírem a Granny Pad na própria colina. 

© Ed Sozinho

Com design inovador, a Best Practice conseguiu oferecer a seus clientes a solução perfeita para suas necessidades atuais de moradia e um mundo de possibilidades para seu futuro.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Cantinho da Vovó: O Granny Pad / Best Practice Architecture" [Granny Pad / Best Practice Architecture] 06 Dez 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/907137/cantinho-da-vovo-o-granny-pad-best-practice-architecture> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.