Terra, Vento e Fogo: A Casa Village / Luigi Rosselli

Terra, Vento e Fogo: A Casa Village / Luigi Rosselli - Mais Imagens+ 31

Mais informaçõesMenos informações
© Edward Birch

Descrição enviada pela equipe de projeto. A terra é um dos materiais de construção mais antigos da humanidade. Pode ser queimada, como ocorre com os tijolos e as telhas, ou também ser utilizada em seu estado cru e compactado, como é o caso da taipa ou do adobe. Além de maleável, a terra é também macia, podendo se tornar forte e resistente, mesmo que mantendo uma aparência aveludada. 

© Justin Alexander

No projeto da Casa Village, a terra utilizada em forma de taipa e se torna um catalizador que combina história, natureza, maleabilidade e sutileza em volta de um antigo bangalô avarandado. 

Croqui

O projeto veio a ser conhecido como a "Casa Village" por causa do número de telhados e volumes separados e espalhados no quarteirão suburbano, localizado no Upper North Shore de Sydney. A propriedade já era completa, com uma cozinha resguardada, um amplo jardim e uma oficina. O paisagista Will Dangar projetou o jardim e a lareira. 

© Edward Birch

Os anexos à nova casa se estenderam para um lado e para os fundos do quarteirão, buscando capturar o sol do norte. O anexo lateral é composto por uma casa de piscina. Uma nova ala na frente abriga a garagem e a lavanderia. 

Planta - Térreo
Plana - 1º Pavimento

Usados com moderação e buscando uma composição com os materiais originais, os elementos de madeira, os tijolos reciclados deste e de outros locais e as paredes de terra batida são os elos que unem esta planta fragmentada. Um telhado de ardósia com múltiplas cumeeiras e vazios complexos também trabalham pra unificar o conjunto de volumes.  

© Justin Alexander

Internamente, o fluxo entre os espaços refletem os séculos e a história que conforma os ambientes: da entrada até a varanda original, passando pelos ambientes formais construídos em 1900, chega-se até os anexos, onde uma escada metálica curvada conecta o térreo com o primeiro pavimento. Os anexos usam materiais e uma linguagem arquitetônica que se relaciona com a atmosfera da antiga casa, demonstrando respeito e afinidade pela antiga construção. Paredes de taipa, pisos de calcário, treliças de madeira e marcenaria de madeira com painéis são uma paleta de cores atemporais para conseguir um lar confortável para uma família acolhedora e calorosa. 

© Edward Birch

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Terra, Vento e Fogo: A Casa Village / Luigi Rosselli" [Earth Wind and Fire, The Village House / Luigi Rosselli] 30 Dez 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/907042/terra-vento-e-fogo-a-casa-village-luigi-rosselli> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.