SuperForce CrossFit / Grupo Nuvem Arquitetura

SuperForce CrossFit / Grupo Nuvem Arquitetura - CadeiraSuperForce CrossFit / Grupo Nuvem Arquitetura - Janela, FachadaSuperForce CrossFit / Grupo Nuvem Arquitetura - PilarSuperForce CrossFit / Grupo Nuvem Arquitetura - Imagem 4 de 24SuperForce CrossFit / Grupo Nuvem Arquitetura - Mais Imagens+ 19

Vila Ipiranga, Brasil
  • Arquitetos: Grupo Nuvem Arquitetura; Grupo Nuvem Arquitetura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  944
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:Marcelo Donadussi
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Amauri Tintas, Crelsul, JA Marcenaria, Leroy Merlín, Sul Modulos
SuperForce CrossFit / Grupo Nuvem Arquitetura - Imagem 4 de 24
© Marcelo Donadussi

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, um pavilhão antigo utilizado como oficina de automóveis foi transformado na nova sede da 'SuperForce CrossFit', academia dedicada à modalidade esportiva que procura desenvolver a saúde física e mental através de exercícios funcionais de alta intensidade.

A partir de uma estética urbana, apropriando-se do visual de garagem, o espaço foi ressignificado para expressar o caráter do Crossfit. Com um baixo orçamento, a estratégia manteve os principais elementos existentes no antigo pavilhão, redefinindo as suas funcionalidades.

Corte

O uso da cor preta e vermelha e da madeira OSB (Oriented Strand Board) foram escolhidos a partir de uma análise da marca. Para além da estética, o material também protege as paredes das atividades que geram impacto, possibilitando demarcações indicativas próprias do esporte.

SuperForce CrossFit / Grupo Nuvem Arquitetura - Cadeira
© Marcelo Donadussi

Todas as instalações elétricas foram mantidas aparentes e pintadas de vermelho, destacando o caráter industrial do espaço. Além disso, uma balança de carros da antiga oficina mecânica foi conservada e aproveitada como suporte para as cordas utilizadas nos treinos. Em uma antiga sala, isolada do ambiente de treino da academia, foi projetado um mezanino versátil, que serve para a realização de atividades técnicas e recreativas. Como acesso desse mezanino, foi utilizada uma escada metálica de incêndio.

SuperForce CrossFit / Grupo Nuvem Arquitetura - Imagem 12 de 24
© Marcelo Donadussi

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Av. do Forte, 240 - Vila Ipiranga, Porto Alegre - RS, 91010-004, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "SuperForce CrossFit / Grupo Nuvem Arquitetura" 12 Jan 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/907030/superforce-crossfit-grupo-nuvem-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.