Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos

Casa Golfo de Darien / Cristobal Vial Arquitectos

Casa Golfo de Darien / Cristobal Vial Arquitectos

© Cristóbal Vial © Cristóbal Vial © Cristóbal Vial © Cristóbal Vial + 21

Las Condes, Chile
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área: 213.0 m2
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano: 2015
  • Fotógrafo Fotografias: Cristóbal Vial
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: BTicino, Canteras Andinas, Forestal Arbolito, Italinnea, MK
  • Construção

    Jaime Escuti, Francisco Green
  • Cálculo Estrutural

    Alberto Ramirez
  • Paisagismo

    Paula e Magdalena Bravo
Mais informações Menos informações
© Cristóbal Vial
© Cristóbal Vial

Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta obra corresponde à reforma e ampliação de uma residência construída em 1970 na comuna de Las Condes, cidade de Santiago. Ela faz parte de um conjunto edificado de 25 residências térreas projetadas pelos arquitetos Christian de Groote, Victor Gubbins e Hector Mery. A solução para melhor aproveitamento do terreno foi conjugar todas as casas, fornecendo a cada uma um pátio para o norte o outro para o sul. As paredes de empena, por sua vez, consolidam um pátio intermediário.

© Cristóbal Vial
© Cristóbal Vial

Para esta obra em particular, destinada a uma família com três filhos, foi solicitado que se intervisse e adaptasse a casa existente às necessidades próprias de seus novos usuários. O primeiro passo foi eliminar todas as modificações sofridas ao longo do tempo, já que tratava-se de elementos leves e materiais que apresentavam um claro desgaste. Assim, propõe-se como estratégia abrir paredes perimetrais para integrais as vistas dos pátios, potencializar as lucarnas existentes e dar maior protagonismo ao pátio de luz. Também se eliminou a lareira, substituindo-a por uma parede flutuante de concreto que cumpre a dupla função de separador de ambiente e borda.

© Cristóbal Vial
© Cristóbal Vial
Planta Geral
Planta Geral
© Cristóbal Vial
© Cristóbal Vial

A residência construída com alvenaria reforçada, lajes e vigas de concreto armado, mantém a mesma lógica construtiva em sua nova superfície. Projetando a área de serviços completamente nova, incorporando dois pátios de luz e uma nova lucarna em sua cobertura, seguiu-se a mesma lógica das casas existentes. Para a área dos dormitórios, um novo banheiro foi incorporado e a parede que dá acesso ao exterior foi liberada construindo um elemento estrutural pendurado e separado da fachada, permitindo maior amplitude, privacidade e luminosidade no interior.

Cortes
Cortes

Todos o sistema de calefação foi renovado, incorporando a utilização de uma bomba de calor aero-térmica de alta eficiência e um sistema de laje radiante. Além disso, também foram incorporados vidros insulados em todos os vãos. 
A reforma da parte externa da casa começa do acesso a partir da rua, construindo um novo acesso que é configurado por uma parede curva de concreto aparente que conduz à porta de entrada residência. Essa parede também serve para definir o novo setor de estacionamento e churrasqueira.

© Cristóbal Vial
© Cristóbal Vial

A consolidação dos três pátios da casa permite um percurso fluido em um único pavimento. Para o pátio intermediário, se projeta um deque de madeira que da maior aconchego e possibilidade de permanência ao espaço.
Os materiais predominantes utilizados nessa obra são a madeira, a pedra, o vidro, o aço e o concreto aparente, sempre tentado valorizar a estrutura original e agregando uma linguagem contemporânea que se expresse não só no interior, mas também em um todo que integra a vegetação à obra.

© Cristóbal Vial
© Cristóbal Vial

Galeria do Projeto

Ver tudo Mostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Golfo de Darien / Cristobal Vial Arquitectos" [Casa Golfo de Darien / Cristobal Vial Arquitectos] 23 Dez 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/906934/casa-golfo-de-darien-cristobal-vial-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.