Inscrições Pós-graduação 2019 - Escola da Cidade

Existente desde 2009, a Pós-Graduação da Escola da Cidade caracteriza-se pelo oferecimento de cursos lato sensu e organiza-se a partir da temática geral e abrangente “Civilização América: um olhar através da Arquitetura”.

“A América é uma massa continental formada por três placas tectônicas que definem suas porções norte, centro e sul. Uma unidade territorial natural formada somente há 1,5 milhões de anos quando a pequena placa centro-americana se soergueu juntando os dois antigos fragmentos. No entanto, só foi reconhecida como tal no século XVI, se tornando fato histórico. Sua descoberta transforma o mundo inexoravelmente. Ao mesmo tempo em que se inaugurava no plano do conhecimento essa unidade, a colonização dessas terras impôs um desmembramento geopolítico do território e sua ocupação. Por meio da predação, dizimou em guerras e doenças uma população local de 80 milhões de pessoas em menos de um século. O maior massacre da história da humanidade. Como consequência, a escravidão e um território cindido. Por outro lado, vincula toda nossa história pós-colombiana à África. O enfrentamento crítico desse fracionamento, tão evidente na linha vertical do Tratado de Tordesilhas, como na horizontal que divide atualmente a América Latina da América Anglo-Saxônica, se revela como fulcro de um raciocínio projetual contemporâneo, tendo em vista um futuro mais esperançoso das relações entre as nações das Américas e a transformação da natureza.

Com essa perspectiva, deveríamos imaginar a ocupação de um território onde a natureza não representasse mais uma ameaça, um obstáculo ao empreendimento, como foi vista pelo colonizador. A ideia de sustentação do planeta depende desse equilíbrio entre os recursos naturais e as cidades, cada vez mais eleitas como o habitat, por excelência, do homem. Lugar de permanência e flexibilidade. Como fato novo, a população mundial vive hoje, predominantemente, nas cidades, e as grandes metrópoles precisam ser estudadas com a urgência correspondente a esse fenômeno. Concentram, assim, as riquezas e mazelas. Poderíamos ensaiar cidades que não dessem as costas a seus rios e que esses pudessem formar redes infraestruturas de conexões associadas a ferrovias, rodovias, aeroportos. Ou seja, uma unidade territorial americana, pensada de dentro para fora, que respeite a história específica de cada país e seu povo, construída culturalmente, com todas as contradições e conflitos inerentes desse processo. Sabemos que são realidades muito diversas, fisicamente, culturalmente, materialmente. As desigualdades sociais de nossos povos (a riqueza de uns e pobreza de outros) refletem no âmbito continental o que ocorre na maioria das grandes cidades das Américas.
É nesse ambiente que devemos depositar nossos esforços, uma atitude crítica em face dessa realidade e nossa possível contribuição. O distinto como uma expressão includente, e não segregadora”.


É a partir dessa visão, desafio e propósito que os cursos de Pós-Graduação Lato Sensu da Escola da Cidade se pensam e se propõem como uma aproximação entre profissionais atuantes no mercado, sobretudo de arquitetura e urbanismo, mas também de outras áreas afins, e a reflexão crítica e pesquisa aplicadas ao desenho e ao ensino de arquitetura

A Pós-Graduação conta atualmente com quatro cursos regulares: ‘Habitação e Cidade’, ‘Geografia, Cidade e Arquitetura’, ‘Arquitetura, Educação e Sociedade’ e ‘Mobilidade – suas lógicas e escalas’. Em 2019 terá início o curso ‘Conceber e Construir: estruturas leves e pré-fabricação’.

Para informações detalhadas dos cursos, acesse a página de cada especialização nos links acima.

#Tags

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Inscrições Pós-graduação 2019 - Escola da Cidade" 28 Nov 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/906787/inscricoes-pos-graduacao-2019-escola-da-cidade> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.