Apartamento em Gracia / Kahane Architects + Maria Alarcón

Apartamento em Gracia / Kahane Architects + Maria Alarcón - Imagem 7 de 20

Apartamento em Gracia / Kahane Architects + Maria Alarcón - Imagem 2 de 20Apartamento em Gracia / Kahane Architects + Maria Alarcón - Imagem 3 de 20Apartamento em Gracia / Kahane Architects + Maria Alarcón - Imagem 4 de 20Apartamento em Gracia / Kahane Architects + Maria Alarcón - Imagem 5 de 20Apartamento em Gracia / Kahane Architects + Maria Alarcón - Mais Imagens+ 15

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  70
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Cosentino, BORA, Klein, Pierinelli, Roca, Tres
Apartamento em Gracia / Kahane Architects + Maria Alarcón - Imagem 5 de 20

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto reinterpreta a concepção espacial de um típico apartamento dos princípios do século passado de Barcelona. Um espaço repleto de recintos, portas e circulações, que não se adequa às necessidades atuais de um espaço habitável.

Apartamento em Gracia / Kahane Architects + Maria Alarcón - Imagem 14 de 20

A estratégia da intervenção é baseada em recuperar e valorizar os atributos do apartamento original, os contrastando com a mínima intervenção necessária para resolver o programa. A proposta recupera e põe em valor tanto mosaicos originais como pés-direitos altos com o teto arqueado catalão. 

Apartamento em Gracia / Kahane Architects + Maria Alarcón - Imagem 8 de 20

A solução proposta permite unificar o espaço ao redor de um único móvel que articula as duas estâncias principais da residência: um estar/jantar/cozinha e um dormitório/estúdio. A conjunção destes espaços permite uma boa ventilação cruzada no eixo leste-oeste.

Esta peça singular permite responder a múltiplos problemas e definir uma nova maneira de ver, utilizar e viver no espaço.

Apartamento em Gracia / Kahane Architects + Maria Alarcón - Imagem 9 de 20

O móvel se ajusta às diferentes necessidades do programa e ativa o espaço adjacente, o dotando de diferentes usos, acomodando simultaneamente espaços de depósito, cozinha, closet e biblioteca. Em sua parte superior há um pequeno sótão. A materialidade escolhida - madeira de carvalho - contrasta com elementos originais do apartamento e marca a intervenção.

Apartamento em Gracia / Kahane Architects + Maria Alarcón - Imagem 10 de 20

Concentrar a intervenção em um volume único no interior da planta permitiu liberar completamente o perímetro e criar um espaço grande e diáfano, flexível e adequado para as necessidades atuais.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Barcelona, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Apartamento em Gracia / Kahane Architects + Maria Alarcón" [Apartamento en Gracia / Kahane Architects + Maria Alarcón] 28 Nov 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/906733/apartamento-em-gracia-kahane-architects-plus-maria-alarcon> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.