
- Área : 70 m²
- Ano : 2018
-
Fotografias :José Hevia
-
Fabricantes : Cosentino, BORA, Klein, Pierinelli

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto reinterpreta a concepção espacial de um típico apartamento dos princípios do século passado de Barcelona. Um espaço repleto de recintos, portas e circulações, que não se adequa às necessidades atuais de um espaço habitável.

A estratégia da intervenção é baseada em recuperar e valorizar os atributos do apartamento original, os contrastando com a mínima intervenção necessária para resolver o programa. A proposta recupera e põe em valor tanto mosaicos originais como pés-direitos altos com o teto arqueado catalão.

A solução proposta permite unificar o espaço ao redor de um único móvel que articula as duas estâncias principais da residência: um estar/jantar/cozinha e um dormitório/estúdio. A conjunção destes espaços permite uma boa ventilação cruzada no eixo leste-oeste.
Esta peça singular permite responder a múltiplos problemas e definir uma nova maneira de ver, utilizar e viver no espaço.

O móvel se ajusta às diferentes necessidades do programa e ativa o espaço adjacente, o dotando de diferentes usos, acomodando simultaneamente espaços de depósito, cozinha, closet e biblioteca. Em sua parte superior há um pequeno sótão. A materialidade escolhida - madeira de carvalho - contrasta com elementos originais do apartamento e marca a intervenção.

Concentrar a intervenção em um volume único no interior da planta permitiu liberar completamente o perímetro e criar um espaço grande e diáfano, flexível e adequado para as necessidades atuais.