Uma Praça no Verão / PROMONTORIO

Uma Praça no Verão / PROMONTORIO - Porta, Fachada, Pilar, ArcadaUma Praça no Verão / PROMONTORIO - Tijolo, PilarUma Praça no Verão / PROMONTORIO - Imagem 4 de 22Uma Praça no Verão / PROMONTORIO - Imagem 5 de 22Uma Praça no Verão / PROMONTORIO - Mais Imagens+ 17

  • Curador: André Tavares
  • Cliente : CCB (Centro Cultural de Belém)
  • Cidade: Lisboa
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Uma Praça no Verão / PROMONTORIO - Tijolo, Pilar
© Francisco Nogueira

Descrição enviada pela equipe de projeto. Para comemorar o 25º aniversário do Centro Cultural de Belém de Vittorio Gregotti, —principal centro de arte de Lisboa—, o PROMONTORIO foi convidado a desenhar uma instalação de arquitetura construída em blocos de aglomerado de cortiça reciclada, que também funciona como um cinema ao ar livre durante as noites quentes da cidade.

Uma Praça no Verão / PROMONTORIO - Imagem 4 de 22
© Francisco Nogueira
Planta
Uma Praça no Verão / PROMONTORIO - Porta, Fachada, Pilar, Arcada
© Francisco Nogueira

‘Uma Praça no Verão’ deste ano é uma experiência arquitectónica.  Uma combinação de duas salas a céu aberto definidos por uma colunata dupla inacabada, sugerindo ruínas que se interpõem no atravessamento da praça actual.  Duas zonas de estar virtualmente abertas a diferentes apropriações, entre as quais, um espaço para ver cinema. Convocam-se assim, simultaneamente, a dimensão ideal da obra e a irremediável realidade da passagem do tempo; uma instalação cuja presença no espaço pretende conduzir a uma experiência emocional e puramente arquitectónica.  

Uma Praça no Verão / PROMONTORIO - Imagem 5 de 22
© Francisco Nogueira

O projecto celebra também a singularidade estética deste aglomerado de cortiça, 100% reciclável e produzido a partir da casca do Querqus suber L., essa espécie que nos é tão familiar em Portugal, mas tão rara e especial noutros lugares do mundo.

Uma Praça no Verão / PROMONTORIO - Janela, Fachada
© emontenegro / architectural photography

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Praça do Império, 1449-003 Lisboa, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Uma Praça no Verão / PROMONTORIO" 04 Dez 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/906707/uma-praca-no-verao-promontorio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.