Museu de Arte Moderna MO / Studio Libeskind

© Hufton + Crow

Museu de Arte Moderna MO / Studio Libeskind - Mais Imagens+ 25

Vilnius, Lituânia
  • Arquitetos: Studio Libeskind; Studio Libeskind
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  3100
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:Hufton + Crow
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Audience Systems, Stucco, Vectorworks
  • Cliente: UAB MMC Projektai
  • Construtora Geral: Naresta
  • Coordenação: Baltic Engineers
  • Engenharia Estrutural: Ribinis büvis
  • Engenharia Acústica: Akukon
  • Engenharia Elétrica E Instalações: Baltic Engineers; APS
  • Engenharia Mecânica E Instalações: Baltic Engineers; Prosfera, Folisita, Baltic System
  • Engenharia Fachada E Instalações: Pele de vidro: Glasma Service
  • Mobiliário: Narbutas
  • Assentos Auditório : Audience Systems
  • Portas: Teckentrup, Sapa
  • Encanamento: Villeroy e Boch
  • Elevador: Kone
  • Arquiteto Local: Do Architects
  • Cidade: Vilnius
  • País: Lituânia
Mais informaçõesMenos informações
© Hufton + Crow

Descrição enviada pela equipe de projeto. Projetado pelo Studio Libeskind em colaboração com Do architects (Vilnius) e Baltic Engineers (Vilnius), o Museu de Arte Moderna MO abriu ao público em 18 de outubro com uma celebração de quatro dias incluindo uma palestra pública de Daniel Libeskind no auditório do Museu e a exposição inaugural, "All Art Is About Us".

© Hufton + Crow

"O Museu de Arte Moderna MO é um marco cultural para a cidade de Vilnius e para a Lituânia como um todo. Esta nova instituição de classe mundial mostrará a arte local e explorará suas relações com o cenário artístico global", disse o Diretor do Museu, Milda Ivanauskiene: “Essas obras de arte nunca vistas antes, criadas por trás da Cortina de Ferro, terão finalmente um local e uma audiência internacional”, acrescentou Ivanauskiene.

© Hufton + Crow

Com uma nova praça pública localizada a poucos passos da histórica cidade medieval, o museu de 3.100 metros quadrados é uma expressão do passado e do presente de Vilnius. O Museu MO é concebido como um “portal” cultural que conecta o século XVIII com a cidade murada medieval. O conceito é inspirado nos portões históricos da cidade e faz referência à arquitetura local tanto em forma quanto em materiais.

© Hufton + Crow

"Tendo projetado muitos museus de grande escala em todo o mundo, foi emocionante fazer um museu íntimo e icônico para uma grande coleção de arte contemporânea", disse o arquiteto Daniel Libeskind. “Como alguém que realmente aprecia a história e a beleza de Vilnius, acredito que o prédio e sua arquitetura se tornarão um lugar maravilhoso para desfrutar da arte e do espírito da cidade”, acrescentou Libeskind.

© Hufton + Crow

A fachada exterior retilínea é revestida de gesso branco luminoso que faz referência aos materiais locais da cidade. À medida que os visitantes se aproximam do museu, eles encontram uma escadaria aberta e marcante que cruza o museu em um eixo diagonal, criando um contraponto expressivo à fachada minimalista. A escada corta a fachada aberta, conectando a rua com os níveis superiores do museu, dando lugar a uma abertura que flui entre o interior e o exterior. No topo da escada externa há um terraço com degraus ao ar livre que serve como área de reunião e local para apresentações e palestras públicas. Uma parede totalmente envidraçada de cinco metros permite vistas das galerias para o terraço público.

© Hufton + Crow

A ênfase em incluir o espaço público é uma das características mais importantes que o Studio incorpora em seus projetos para instituições culturais. No MO, situado em um denso contexto urbano, quase um quarto do local é dedicado ao espaço verde. No nível da rua, um espaço de jardim exibirá esculturas criadas pelos vencedores do Prêmio Nacional Lituano de Cultura e Artes.

© Hufton + Crow

"Uma das razões pelas quais sou atraído pelo trabalho do Studio Libeskind é que ele é tanto icônico quanto democrático", disse o fundador e colecionador do museu, Viktoras Butkus. "O MO é o maior museu particular da Lituânia, então é importante para mim que ele expresse a abertura e reflita o espírito da coleção, bem como da instituição. Os generosos espaços públicos ao longo do desenho desempenham um papel vital na comunicação dessas ideias”, acrescentou Butkus.

© Hufton + Crow

No lado norte do edifício, os visitantes entram por um hall envidraçado de dois pavimentos (8 metros de altura) cheio de luz. Aqui, as claraboias geométricas que cortam o prédio levam luz do dia para os pavimentos inferiores e permitem vistas para os andares superiores. Uma abertura envidraçada interior oferece aos visitantes uma espiada nos bastidores e no cofre de armazenamento da coleção. Esses momentos inesperados e às vezes divertidos continuam por todo o museu.

© Hufton + Crow

Perto da entrada, uma escada em espiral preta conecta a galeria principal com o lobby inferior e pontua o núcleo do museu. As galerias são projetadas com plantas abertas que fornecem 1.300 m² de espaço para exposições permanentes e temporárias da coleção em andamento. O Museu inclui adicionalmente um café, livraria, áreas educacionais, auditório, bem como espaço administrativo e de armazenamento.

© Hufton + Crow

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Vilnius, Lituânia

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Museu de Arte Moderna MO / Studio Libeskind" [MO Museum of Modern Art / Studio Libeskind] 28 Nov 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/906634/museu-de-arte-moderna-mo-studio-libeskind> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.