Jávri Lodge / Arkkitehtitoimisto Teemu Pirinen

Jávri Lodge / Arkkitehtitoimisto Teemu Pirinen - Mais Imagens+ 22

Saariselkä, Finlândia
  • Arquitetos: Arkkitehtitoimisto Teemu Pirinen; Arkkitehtitoimisto Teemu Pirinen
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  336
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:Marc Goodwin
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  FSB Franz Schneider Brakel, Saas, iGuzzini
  • Engenharia Estrutural: Mikko Keränen, Pohjois-Suomen rakennetekniikka Oy
  • Instalações: Matias Meskanen, LVI-Insinööritoimisto Meskanen Oy
  • Engenharia Elétrica: Veijo Mikkola, Ivalon Raja-Sähkö Oy
  • Construtora: Tatu Valkonen, Rakennusmestari
  • Vidraçaria: Corrotech Oy
  • Arquitetura De Interiores: Räihä Interiors
  • Carpintaria: Tapani Laine
  • Cliente: Katja Kivioja and Juha Mehtäjärvi
  • Cidade: Saariselkä
  • País: Finlândia
Mais informaçõesMenos informações
© Marc Goodwin

Refúgio do Presidente

O Jávri Lodge é uma pousada localizada nas margens da mata, em Saariselkä na Lapônia. O edifício original pertencia ao antigo presidente Finlandês, Urho Kekkonen, que recebia em seu retiro pessoas da realeza e líderes políticos do mundo. Em 2017 a acomodação se expandiu, ganhando uma nova entrada principal, uma sala de jantar e quatro novos quartos de hotel. Estes volumes anexos revestidos em cobre foram implantados tanto na frente quanto sobre o antigo edifício. Os hóspedes do Jávri Lodge costumam passar seus dias em atividades ao ar livre, e por isso, o hotel é projetado para funcionar como um agradável refúgio para descanso e relaxamento, além de possibilitar experiências gastronômicas ímpares após um dia ao ar livre na floresta. 

© Marc Goodwin

A escala espacial

A chegada no hotel acontece a partir de um caminho curvo iluminado por lanternas de cobre que levam até a entrada revestida, também em cobre. A entrada é delimitada, nos dois lados, pelas paredes de madeira da antiga pousada, que se conectam às cortinas de vidro que conformam a sala de jantar. Sobre a antiga cabana está instalado o novo volume que recebe os quatro novos quartos. 

© Marc Goodwin

Assim como as paredes da estrutura de madeira, o revestimento de cobre do novo anexo torna as adições monolíticas em uma superfície viva. O logo do hotel na entrada principal dá boas vindas, levando a um corredor escuro e de pé-direito baixo. Este corredor direciona até a na sala de jantar, com pé direito duplo, telhado de sarrafo preto, e cercado por janelas de vidro que trazem a natureza circundante para dentro do projeto. A escada escultórica leva até os novos quartos no primeiro pavimento, funcionando como um contraponto moderno às antigas paredes de madeira patinada. As longas mesas da sala de jantar convidam os hóspedes a desfrutarem de um bom jantar feito na cozinha aberta, colocada no outro extremo da sala. 

Planta - Térreo

A escadaria que leva para o andar de cima lembra a escada de um sótão. Ele leva primeiro para o teto preto da sala de jantar e, em seguida, para o mezanino com vista para o refeitório. Em seguida o fluxo continua para um corredor que leva às acomodações, as quais têm uma entrada dramática. A partir da entrada de pé direito baixo, o teto de sarrafo preto dispara dramaticamente para o céu, terminando em uma cortina de vidro com 3,5 metros de altura que abre uma vista majestosa em direção ao deserto e às luzes do norte.

© Marc Goodwin

Os materiais 

A estrutura de toras tem um caráter forte e estético que influenciou na escolha dos outros materiais da paleta. A estrutura de madeira e o material de isolamento ecológico garantem um bom ar interior, uma acústica suave e agradável e uma imagem ecológica muito importante na arquitetura turística.

© Marc Goodwin

Os volumes anexos foram revestidos em cobre, o qual,  com o passar do tempo, irá se transformar de um dourado avermelhado para tons pretos. O material do revestimento dos corredores são funcionais e duráveis. Um forte elementos do interior do hotel, juntamente com as paredes de madeira, é o teto curvo de madeira escura. Os detalhes em cobre detalhando criam uma sensação de luxo. O teto de sarrafo preto cria uma suave escuridão com superfície, profundidade e textura viva. Por trás dele, o painel acústico preto, escondido, suaviza a acústica do novo espaço para se parecer com as partes antigas do edifício. O chão revestido de ardósia do refeitório e do corredor desvanece a barreira entre o interior e o exterior. O corredor que leva até as acomodações tem o mesmo teto de sarrafo preto que o refeitório. As paredes dos quartos são revestidos com estuque cinza neutro. O estuque é um lembrete da antiga tradição finlandesa de usar o estuque como o revestimento das paredes internas dos edifícios de madeira.

© Marc Goodwin
Corte BB e Corte CC
© Marc Goodwin

As luzes do norte

Experimentar as luzes do norte é uma grande parte do apelo da Lapônia. As novas acomodações são especialmente projetadas para melhorar essa experiência. As superfícies interiores dos quartos de hotel são de cor neutra e aparência. Isso permite que o cliente experimente as cores do céu ao máximo. 

© Marc Goodwin

A altura da entrada dos quartos é baixa. O espaço se abre magnificamente, crescendo em altura em direção à cortina de vidro no final da sala, que tem mais de 3,5 metros de altura e atrás dela, o céu e a paisagem do deserto. O peitoril da janela é um sofá integrado de um metro de largura. O céu do deserto faz parte da acomodação, garantindo uma experiência única. 

© Marc Goodwin

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Saariselkä, Finlândia

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Jávri Lodge / Arkkitehtitoimisto Teemu Pirinen" [Jávri Lodge / Arkkitehtitoimisto Teemu Pirinen] 28 Nov 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/906537/javri-lodge-arkkitehtitoimisto-teemu-pirinen> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.