Casa BS / Reisarchitettura

Casa BS / Reisarchitettura - Mais Imagens+ 15

Ostuni, Itália
  • Arquitetos: Reisarchitettura; Reisarchitettura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  170
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:Alessandra Bello
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Arclinea, Carminati Serramenti srl, Flexform, Flos, Porro, Roda
  • Projeto Estrutural: Eng. Angelo Minetti
  • Projeto Hidrossanitário: Eng. Francesco Bertolo
  • Elétrica, Automação E Iluminação: Per. Ind. Ivano Bressan
  • Arquitetos Responsáveis: Arq. Nicola Isetta, Arq. Paola Rebellato
  • Cidade: Ostuni
  • País: Itália
Mais informaçõesMenos informações
© Alessandra Bello

Descrição enviada pela equipe de projeto. Implantada em meio à bucólica paisagem da Apúlia, nos arredores da cidade branca de Ostuni, esta casa é uma espécie de refúgio imerso no Valle D'Itria. Um projeto inteligente, uma casa acolhedora onde é possível trabalhar e relaxar, estar conectado e desconectado ao mesmo tempo. Sua arquitetura é contemporânea, uma reinterpretação das tradicionais formas e materiais desta bela região no sul da Itália. Isto faz com que este projeto de linhas simples e sóbrias esteja adequadamente contextualizado à esta paisagem rural, enquanto as mais novas tecnologias incorporadas permitem adaptá-lo às necessidades da vida moderna, possibilitando controlar seus distintos sistemas automatizados de forma a otimizar ao máximo seu consumo de energia

© Alessandra Bello

A jornalista e seu marido, um empresário alemão, escolheram a Apúlia não apenas como um lugar para passar o final de semana, mas o local onde eles escolheram viver, trabalhar, pensar e escrever. O terreno escolhido, em plena zona rural de Ostuni, encontra-se em uma posição elevada, com oliveiras centenárias e uma bela vista para a exuberante paisagem do mediterrâneo.

© Alessandra Bello
Planta
© Alessandra Bello

O projeto foi concebido à partir da tradicional tipologia de casa-pátio utilizada ao  longo da costa mediterrânea desde a antiguidade. Com uma planta em forma de ªCª, esta casa se desenvolve ao redor de seu pátio central que encontra-se voltado para o norte de modo a proteger as grandes aberturas da incidência direta do sol quente da Apúlia, proporcionando ainda belas vistas panorâmicas para a paisagem natural. Na ala voltada para o leste foram implantados os espaços de uso comum além de um escritório, na parte central, a sala de jantar e cozinha e do lado oeste, o quarto principal com um segundo escritório. No extremo oeste encontra-se o quarto de hóspedes com acesso e serviços independentes. Junto ao limite norte do terreno, em frente ao pátio, a piscina se abre para a paisagem do Mediterrâneo contando ainda com banheiros, sauna e uma pequena edícula.

© Alessandra Bello

Os mais tradicionais materiais da arquitetura local foram apropriados e adaptados à esta arquitetura em um novo contexto contemporâneo: pedra e cal para as paredes, madeira de carvalho para os caixilhos, apricena para o piso. No interior, o piso de concreto aparente foi escolhido para os espaços de uso comum enquanto os espaços íntimos foram acabados em assoalhos de madeira e finalmente, a casa foi decorada com peças únicas de mobiliários italianos.

© Alessandra Bello

Devido à sua localização remota, os proprietários expressaram a necessidade de monitorar a casa durante suas longas viagens de trabalho, por este motivo um complexo sistema de automação residencial KNX foi instalado para permitir acompanhar o dia a dia da casa mesmo à distância. Sistemas de telefonia, de segurança, de condicionamento de ar e iluminação, tudo por ser minuciosamente controlado através de aplicativos específicos. Especial atenção foi dada ao consumo de energia da casa: um sistema integrado com bomba de calor, painéis solares e fotovoltáicos, estação para recarregar carros elétricos entre outros sistemas de monitoramento de consumo de energia permitem uma total autonomia energética desta Smart House.

© Alessandra Bello

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa BS / Reisarchitettura" [BS House / Reisarchitettura] 28 Nov 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/906516/casa-bs-reisarchitettura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.