Área Industrial de Holmen / Snøhetta

Área Industrial de Holmen / Snøhetta - Mais Imagens+ 40

© Ketil Jacobsen

Descrição enviada pela equipe de projeto. Em nome do armador Holmøy Maritime, Snøhetta projetou a Holmen Industrial Area, uma instalação de pesca altamente sofisticada e colorida de 6.000 metros quadrados situada no lado leste de Sortlandsundet, no arquipélago de Vesterålen, norte da Noruega. Reunindo todos os funcionários e instalações de alto nível no mesmo local, essa nova e ousada obra garante que a região continue obtendo sucesso internacional na segunda maior indústria da Noruega - uma indústria que vale mais de um bilhão de dólares por ano.

© Stephen Citrone

As novas instalações inteligentemente diminuem a distinção entre a crueza da indústria da pesca com um fascínio corporativo mais polido, fundindo sutilmente a Holmøy Maritime dae pesca, piscicultura e processamento de peixe e sede da empresa em quatro edifícios distintos. Os edifícios também incluem uma casa de hóspedes que funciona como um "lar longe do lar" para os funcionários que precisam descansar os olhos entre os turnos no mar ou em terra.

© Stephen Citrone

Orientados para um porto de águas profundas de primeira classe, com 126 metros de largura, mergulhados no Mar da Noruega, os edifícios estão organizados e dimensionados para facilitar as atividades no mar e no continente, salvaguardando e respeitando a paisagem norte-norueguesa.

© Ketil Jacobsen

Considerando o Contexto

Com o seu clima típico costeiro, invernos amenos e verões frescos, as ilhas de Vesterålen abrigam pouco mais de 32 000 habitantes. A área tem sido um farol da indústria pesqueira norueguesa há quase mil anos, e a região é famosa por suas correntes oceânicas altamente nutritivas e sua flora e fauna em expansão impulsionada pelo Gulfstream que corre mais perto do litoral aqui do que em qualquer outro lugar do mundo . A natureza na área é caracterizada pelo mar agitado, montanhas íngremes e céus chuvosos que tendem a esconder o infinito sol da meia-noite no verão. De dezembro a início de janeiro, Vesterålen é mergulhado em uma escuridão azul distinta, apenas para ser iluminado por ocasionais auroras boreais.

© Stephen Citrone

A Área Industrial de Holmen considera cuidadosamente o seu contexto criando uma tipologia industrial simples, mas logisticamente complexa, que surge suavemente na paisagem. A instalação colorida é inspirada nas condições de luz variável e paisagem espetacular de Vesterålen e é organizada em uma forma retangular simples que cuidadosamente camufla o tráfego de entrada e saída de barcos e caminhões que fazem o traslado entre as instalações, o mar e o continente. Ao criar um espaço aberto com grandes janelas, a instalação permite que o máximo de luz do dia penetre no prédio, proporcionando também belas vistas para o mar. O desenho também reduz a necessidade de iluminação artificial e aquecimento, contribuindo para um melhor clima interno e um edifício mais sustentável.

© Stephen Citrone

Escavações excedentes do local da construção são transferidas de volta para a natureza circundante através da criação de uma paisagem levemente ondulada. Seguindo uma faixa verde que corre ao longo da casa de hóspedes e da sede, o jardim termina com uma pequena área do parque apelidada de "Lunden", uma zona livre de lazer para funcionários e visitantes. Grama, vegetação local e bétulas protegem e enfatizam a estética da paisagem circundante.

© Stephen Citrone

Mesclando Funcionalidade, Complexidade e Diversão

Snøhetta conduziu um extenso mapeamento da complexa logística necessária para garantir que a qualidade do peixe atenda aos mais altos padrões antes de ser exportado para milhões de pessoas em todo o mundo que consomem o peixe norueguês todos os dias. A trajetória da pesca, o armazenamento de equipamentos, as necessidades dos funcionários e o processo meticuloso de manusear o peixe desde o momento em que sai da rede até ser congelado e enviado, foi cuidadosamente considerada durante a fase de projeto para possibilitar o melhor ambiente possível para os empregados e para a produção. O terminal de congelamento funciona como o coração da instalação e há planos para congelamento prolongado e instalações de armazenamento, bem como uma extensão de 112 metros do porto de águas profundas.

© Stephen Citrone

Materiais funcionais como um revestimento de fachada de alumínio e pisos de concreto foram escolhidos por sua estética e durabilidade, e criam um contraste com os detalhes coloridos da instalação. Cores quentes que variam do vermelho, amarelo suave, verde e amarelo criam um contraste lúdico ao céu, oceano e montanhas de Vesterålen e distinguem-se pela cor cinza e materialidade metálica da instalação e pelos elementos sutis no interior e no exterior da instalação.

© Ketil Jacobsen
© Stephen Citrone
© Ketil Jacobsen

A paleta de cores claras também é traduzida no design de interiores - desde a própria construção até os elementos interiores. As cores criam uma atmosfera calorosa contrastando com as cinzas leves e madeiras de bétula das ripas do teto, painéis de parede, piso e móveis fixos e soltos, adicionando um toque de diversão às vistas deslumbrantes do cenário dramático do lado de fora. Um rico perfil gráfico colorido com um padrão marinho característico inspirado em escamas de peixe adornam as janelas e os lados do terminal de congelamento e o novo logotipo da Área Industrial de Holmen. O perfil gráfico também é traduzido no padrão prata dos cartões de visita e papelaria, criando uma bela adição estética à narrativa geral de Holmøy Maritime - uma história contada através de arquitetura, paisagismo, interiores e design gráfico.

© Ketil Jacobsen

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Sortlandssundet, Sortland, Noruega

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Área Industrial de Holmen / Snøhetta" [Holmen Industrial Area / Snøhetta] 02 Dez 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/906464/area-industrial-de-holmen-snohetta> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.