Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos

Casa Cercal / Atelier Data

Casa Cercal / Atelier Data

© Richard John Seymour © Richard John Seymour © Richard John Seymour © Richard John Seymour + 21

Casas  · 
Cercal do Alentejo, Portugal
  • Especialidades

    NCREP/DAJ
  • Construção

    João Bernardino, Construções ecológicas
Mais informações Menos informações
© Richard John Seymour
© Richard John Seymour

TEMPO, ESPAÇO E LUGAR

Na casa do Cercal tempo e espaço não são dimensões separadas mas antes interdependentes.

Existe o tempo que corresponde aos ciclos da natureza, o tempo de quem habita o lugar e existe o espaço que é moldado e influenciado por ele.

© Richard John Seymour
© Richard John Seymour
Implantação
Implantação
© Richard John Seymour
© Richard John Seymour

O lugar onde se localiza a casa é também de desafio - o Alentejo, que segundo Torga representa “o máximo e o mínimo a que podemos aspirar: o descampado dum sonho infinito e a realidade de um solo exausto”.

A Casa no Cercal é, assim, uma proposta que explora as possibilidades de um tempo e espaço novo, num lugar também ele marcado e alterado pela novidade da casa, ambicionando por fim construir um renovado compromisso entre homem e paisagem.

© Richard John Seymour
© Richard John Seymour

ESTRATÉGIA DE INTERVENÇÃO

Situada num terreno cuja morfologia em halfpipe é motivada por uma linha de água que o atravessa, a casa implanta-se numa das encostas que a ribeira divide, próxima dos vestígios de uma antiga construção.

A procura da posição e orientação solar certas, em paralelo com o estudo de uma volumetria de correspondência hábil com a pendente do terreno, a par da pesquisa sobre o horizonte visual que melhor favorece a sua relação com a envolvente natural, sintetizam as principais orientações da estratégia de intervenção.

© Richard John Seymour
© Richard John Seymour
Diagrama
Diagrama
© Richard John Seymour
© Richard John Seymour

Complementarmente o projeto procurou atender a outros princípios dos quais destacamos:

Recurso ao arquétipo da casa tradicional, como estrutura portadora de uma memória estável e como suporte de novas manipulações formais e interpretações espaciais; Introdução de pátios como elemento potenciador de luz e reflexão no interior, produzindo simultaneamente uma duplicação de espaços exteriores de vocação mais intimista; Distribuição funcional do programa considerando como principal eixo agregador e centralizador a área social onde se concentram os espaços de convivialidade, à volta do qual se organiza o restante programa de acesso mais restrito;

© Richard John Seymour
© Richard John Seymour

Intensificação da relação entre interior e exterior através do prolongamento da cobertura e da projeção de uma plataforma na continuidade do espaço social rematada por um plano de água (tanque); Mediação entre o espaço interior e exterior através da introdução de um espaço de transição – o alpendre, reforçada simultaneamente pela introdução de painéis deslizantes que ora expandem ora  confinam os limites da casa e do horizonte; Recurso  a sistemas construtivos locais  e materiais tradicionais reinterpretados na lógica de uma intervenção contemporânea;

Uso predominante da cor branca em paredes e pavimentos em contraste com o “azul Alentejo” usado em elementos transitórios e leves com o portão de acesso à casa; citação extraída do Livro Portugal de Miguel Torga.

© Richard John Seymour
© Richard John Seymour

Galeria do Projeto

Ver tudo Mostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Cercal / Atelier Data" 26 Nov 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/906424/casa-cercal-atelier-data> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.