Casa Cercal / Atelier Data

Casa Cercal / Atelier Data - Imagem 2 de 21Casa Cercal / Atelier Data - Imagem 3 de 21Casa Cercal / Atelier Data - Imagem 4 de 21Casa Cercal / Atelier Data - Imagem 5 de 21Casa Cercal / Atelier Data - Mais Imagens+ 16

Cercal do Alentejo, Portugal
  • Equipe: Filipe Rodrigues, Inês Vicente, Marta Frazão, Filipa Neiva, Joana Matos, Ricardo Carvalho
  • Especialidades: NCREP/DAJ
  • Construção: João Bernardino, Construções ecológicas
  • Cidade: Cercal do Alentejo
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Casa Cercal / Atelier Data - Imagem 8 de 21
© Richard John Seymour

Descrição enviada pela equipe de projeto. TEMPO, ESPAÇO E LUGAR. Na casa do Cercal tempo e espaço não são dimensões separadas mas antes interdependentes. Existe o tempo que corresponde aos ciclos da natureza, o tempo de quem habita o lugar e existe o espaço que é moldado e influenciado por ele.

Casa Cercal / Atelier Data - Imagem 5 de 21
© Richard John Seymour
Casa Cercal / Atelier Data - Imagem 18 de 21
Implantação
Casa Cercal / Atelier Data - Imagem 7 de 21
© Richard John Seymour

O lugar onde se localiza a casa é também de desafio - o Alentejo, que segundo Torga representa “o máximo e o mínimo a que podemos aspirar: o descampado dum sonho infinito e a realidade de um solo exausto”.

A Casa no Cercal é, assim, uma proposta que explora as possibilidades de um tempo e espaço novo, num lugar também ele marcado e alterado pela novidade da casa, ambicionando por fim construir um renovado compromisso entre homem e paisagem.

Casa Cercal / Atelier Data - Imagem 2 de 21
© Richard John Seymour

ESTRATÉGIA DE INTERVENÇÃO. Situada num terreno cuja morfologia em halfpipe é motivada por uma linha de água que o atravessa, a casa implanta-se numa das encostas que a ribeira divide, próxima dos vestígios de uma antiga construção.

A procura da posição e orientação solar certas, em paralelo com o estudo de uma volumetria de correspondência hábil com a pendente do terreno, a par da pesquisa sobre o horizonte visual que melhor favorece a sua relação com a envolvente natural, sintetizam as principais orientações da estratégia de intervenção.

Casa Cercal / Atelier Data - Imagem 11 de 21
© Richard John Seymour
Casa Cercal / Atelier Data - Imagem 19 de 21
Diagrama
Casa Cercal / Atelier Data - Imagem 3 de 21
© Richard John Seymour

Complementarmente o projeto procurou atender a outros princípios dos quais destacamos: Recurso ao arquétipo da casa tradicional, como estrutura portadora de uma memória estável e como suporte de novas manipulações formais e interpretações espaciais; Introdução de pátios como elemento potenciador de luz e reflexão no interior, produzindo simultaneamente uma duplicação de espaços exteriores de vocação mais intimista; Distribuição funcional do programa considerando como principal eixo agregador e centralizador a área social onde se concentram os espaços de convivialidade, à volta do qual se organiza o restante programa de acesso mais restrito;

Casa Cercal / Atelier Data - Imagem 6 de 21
© Richard John Seymour

Intensificação da relação entre interior e exterior através do prolongamento da cobertura e da projeção de uma plataforma na continuidade do espaço social rematada por um plano de água (tanque); Mediação entre o espaço interior e exterior através da introdução de um espaço de transição – o alpendre, reforçada simultaneamente pela introdução de painéis deslizantes que ora expandem ora  confinam os limites da casa e do horizonte; Recurso  a sistemas construtivos locais  e materiais tradicionais reinterpretados na lógica de uma intervenção contemporânea;

Uso predominante da cor branca em paredes e pavimentos em contraste com o “azul Alentejo” usado em elementos transitórios e leves com o portão de acesso à casa; citação extraída do Livro Portugal de Miguel Torga.

Casa Cercal / Atelier Data - Imagem 17 de 21
© Richard John Seymour

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Cercal / Atelier Data" 25 Fev 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/906424/casa-cercal-atelier-data> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.