Gate House / PHYD Arquitectura

Gate House / PHYD Arquitectura - Imagem 2 de 20Gate House / PHYD Arquitectura - Janela, Porta, PrateleiraGate House / PHYD Arquitectura - Cerca, Pilar, Corrimão, VigaGate House / PHYD Arquitectura - PilarGate House / PHYD Arquitectura - Mais Imagens+ 15

Saint-Yorre, França
  • Arquitetos: PHYD Arquitectura; PHYD Arquitectura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  242
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:Javier Callejas
Gate House / PHYD Arquitectura - Fachada
© Javier Callejas

Descrição enviada pela equipe de projeto. DIS-PO-SAL-MATTER
GATEHOUSE
i.e; conferir outra disposição à matéria encontrada
i.e; pôr o sal na matéria
i.e; utilização noutro tempo e função de matéria encontrada sob a forma de objectos

Elevação sul

A matéria é na sua definição algo que, através do seu corpo, do espaço que ocupa, do peso próprio que possui, interfere com os nossos sentidos e percepções corporais. Identificado o grande impacto corporal que a matéria provoca na percepção e nos sentidos, procurámos redescobrir o modo de utilizar a matéria encontrada, conformada nos objectos existentes in situ.

Gate House / PHYD Arquitectura - Mesa
© Javier Callejas

Entrámos na fase das questões; O que será possível fazer à matéria existente? O que será possível fazer com estes objectos? Qual deverá ser a futura função a atribuir a estes objectos? Como fará mais sentido a re-utilização destes objectos? Quais as condicionantes que o programa e a função determinam?

Gate House / PHYD Arquitectura - Imagem 13 de 20
© Javier Callejas

Com um programa em que se impunha a necessidade de observação e a transparência adquiria fundamental relevância como premissa de projecto. Cumulativamente à vontade de utilização do conjunto de objectos encontrados, à circunstância do sítio, em que a paisagem expressava um profundo antagonismo entre construído e natureza. Formulámos uma equação em que a ideia de projecto radicava nestas diferentes premissas, pensamos que o projecto deveria re-dispor, re-organizar e re-geometrizar a relação entre objectos encontrados.

Axonométrica

Das conversas com um amigo, recordo as imagens de culinária para ilustrar com clareza as ideias de Arquitectura. Poderemos afirmar que os ingredientes estavam todos dispostos sobre a mesa de trabalho.

Gate House / PHYD Arquitectura - Imagem 10 de 20
© Javier Callejas

6 – Vigas de B.A. pré-esforçadas (matéria em objectos encontrados)
2612 – Perfis Metálicos em LSF – desenho ómega (matéria em objectos encontrados)
2 – Pórticos de B.A. vertido in situ
304 m2 – Vidro
Sal q.b.

Gate House / PHYD Arquitectura - Pilar
© Javier Callejas

Desenvolvemos um projecto em 4 etapas que permitissem construir e identificar cada um dos ingredientes do projecto. Assim, sequencialmente teríamos, pórticos de B.A. vertido in situ, Vigas de B.A. Pré-Esforçadas, Perfis Metálicos – desenho Ómega, Vidro e Sal.

Gate House / PHYD Arquitectura - Imagem 14 de 20
© Javier Callejas

Projecto que pretende reflectir sobre o modo de apropriação de matéria em objectos encontrados, a sua participação na Arquitectura e em reflecções mais transversais. Ideia que naturalmente pretende responder a um conjunto de desafios da contemporaneidade, re-posicionando com um novo uso os objetos encontrados, conferindo-lhes outra função e utilidade.

Gate House / PHYD Arquitectura - Imagem 2 de 20
© Javier Callejas

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Saint Yorre, Vichy, França

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Gate House / PHYD Arquitectura" 10 Dez 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/906376/gate-house-phyd-arquitectura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.