Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos

Apartamento RZ / ZALC Arquitetura + Rua 141

Apartamento RZ / ZALC Arquitetura + Rua 141

© Rômulo Fialdini © Rômulo Fialdini © Rômulo Fialdini © Rômulo Fialdini + 21

Apartamentos  · 
São Paulo, Brasil
  • Arquitetos Autores deste projeto de arquitetura Rua 141, ZALC Arquitetura
  • Área Área deste projeto de arquitetura
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    80e8, AR Marcenaria, Acierno, Arvitec, BM Estudio, By Kamy, Carbono, Casa que Tem, Codex Home, Decameron, Dpot, Estúdio Bola, Ferrarte Ferro e Madeira, Fornasetti, Galeria Nicoli, Gustavo Bittencourt, Ignis Industrial, Jader Almeida, Lumini, Marché Art de Vie, Mesa jantar, Mika Azulejos, Mosarte, Potenza Mármores, Prototype, Punto Metais, Seletti by Marcantonio, Selvvva, Tableria, Tresuno, Trouseau, Três Estações
© Rômulo Fialdini
© Rômulo Fialdini

Descrição enviada pela equipe de projeto. O apartamento de 50m², localizado na área central de São Paulo, ganhou uma reforma completa com o projeto dos arquitetos Rafael Zalc e Mona Singal (sócia do Rua 141 Arquitetura).

© Rômulo Fialdini
© Rômulo Fialdini

Apesar da metragem reduzida, as alterações contribuíram para o aproveitamento ideal do espaço. O quarto foi integrado à área social e a estante em vergalhões e chapas metálicas setorizou os ambientes, dando uma certa privacidade quando o morador, recebe visitas. Como o banheiro original era muito pequeno, os arquitetos reduziram 30cm do quarto para que eleficasse mais espaçoso e funcional, além de valorizar a planta do apartamento. O terraço, com 30% do tamanho total do imóvel, foi incorporado à área interna, tornando-se uma continuidade do apartamento - as paredes e esquadrias foram eliminadas e as tubulações de hidráulica ficaram aparentes, tornando-se parte do conceito.

Planta
Planta

O partido foi aproveitar os espaços, considerando a criação de ambientes com mais de um uso, como a área de serviços que fica escondida atrás da porta tipo "camarão" e conectada à cozinha, ou o banco no terraço que serve como apoio para a mesa de jantar e que vira a mesa de trabalho, possibilitando uma continuidade entre os espaços de maneira fluida. 

© Rômulo Fialdini
© Rômulo Fialdini

Para o projeto de interiores, os arquitetos priorizaram o design brasileiro, principalmente escolhendo nomes de jovens talentos do mercado, e também criaram alguns dos mobiliários. Desenharam o banco que se torna escrivaninha no terraço, a cama, a estante em vergalhões, a bancada da cozinha e toda a marcenaria fixa do apartamento.

© Rômulo Fialdini
© Rômulo Fialdini

O conceito de Upcycling, ressignificando alguns elementos e agregando valor a eles, está muito presente no apartamento RZ. É o caso da lona de caminhão na cabeceira, o vergalhão de obra para a estante, as placas de concreto na parede e ainda as tubulações de gás no lustre de jantar.  O estilo industrial está presente de forma aconchegante, explorando o contraste entre os materiais. A madeira de demolição entra como protagonista no piso, reforçando o espaço acolhedor e ao mesmo tempo contrastando com a frieza do concreto, dando unidade de linguagem ao projeto.

© Rômulo Fialdini
© Rômulo Fialdini

Galeria do Projeto

Ver tudo Mostrar menos

Localização do Projeto

Endereço: São Paulo, Estado de São Paulo, Brasil

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Apartamento RZ / ZALC Arquitetura + Rua 141" 04 Jan 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/906358/apartamento-rz-rafael-zalc-plus-rua-141> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.