Downtown studio / Luís Peixoto

Downtown studio / Luís Peixoto - Imagem 2 de 16Downtown studio / Luís Peixoto - JanelaDowntown studio / Luís Peixoto - Imagem 4 de 16Downtown studio / Luís Peixoto - Janela, CorrimãoDowntown studio / Luís Peixoto - Mais Imagens+ 11

  • Arquitetos: Luís Peixoto; Luís Peixoto
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  75
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:Arménio Teixeira
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Flaminia, Investwood, Margres, Primus Vitória, Sanindusa
Downtown studio / Luís Peixoto - Janela
© Arménio Teixeira

Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto consiste na transformação de um pequeno apartamento inserido num edifício do século XIX localizado no centro histórico do Porto. Dada a reduzida dimensão do espaço e as pretensões do cliente em aumentar a área útil do mesmo, a proposta aposta na concepção de um mezanino sobre o espaço central, aproveitando o elevado pé-direito característico das construções desta época. Este andar intermédio integra assim um quarto num espaço adicional e aberto sobre a sala, mas sobretudo separado e privado. O piso inferior desenvolve-se em torna da sala comum, de estar e jantar, que inclui também a cozinha. Os restantes espaços de serviço como o quarto de banho e arrumos concentram-se na área que sobra, interior, sob o quarto.

Downtown studio / Luís Peixoto - Janela, Corrimão
© Arménio Teixeira
Planta 00

Em termos de linguagem, o projecto procura respeitar a história do edifício, tanto pelo predomínio da madeira como pela reinterpretação de alguns elementos específicos da arquitectura desta época, nomeadamente as portadas e os rodapés altos. Para além disso, sobressai o desenho do tecto sobre o mezanino que remonta à imagem da casa portuguesa vernacular. A "casa dentro da casa" é o conceito desta obra e a vontade de potenciar o espaço deste apartamento com o conforto doméstico característico de uma moradia.

Downtown studio / Luís Peixoto - Imagem 4 de 16
© Arménio Teixeira

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Rua Sá da Bandeira, Porto, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Downtown studio / Luís Peixoto" 24 Nov 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/906357/downtown-studio-luis-peixoto> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.