Jambu Bar Jardim / Arquea Arquitetos

Jambu Bar Jardim / Arquea Arquitetos - Imagem 2 de 13Jambu Bar Jardim / Arquea Arquitetos - Imagem 3 de 13Jambu Bar Jardim / Arquea Arquitetos - Imagem 4 de 13Jambu Bar Jardim / Arquea Arquitetos - Imagem 5 de 13Jambu Bar Jardim / Arquea Arquitetos - Mais Imagens+ 8

Água Verde, Brasil
Jambu Bar Jardim / Arquea Arquitetos - Imagem 7 de 13
© Federico Cairoli

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Jambu funciona em uma pequena casa de madeira dos anos 50, localizada em um entorno repleto de edifícios residenciais. Sabíamos que a demanda de área necessária para o bar não caberia na casa existente e, portanto, teríamos que fazer alguma ampliação. O mais comum seria ter o salão à frente e ampliar a cozinha aos fundos, porém, optamos por inverter essa lógica e oferecer aos moradores dos prédios a experiência de estar em um quintal.

Jambu Bar Jardim / Arquea Arquitetos - Imagem 3 de 13
© Federico Cairoli

Assim, criamos nos fundos uma cobertura transparente em estrutura metálica -uma espécie de estufa que cobre parte do jardim. A casa existente e a nova estrutura se distinguem tanto pelos materiais como pela técnica construtiva, entretanto a simplicidade cria o diálogo entre o novo e o antigo.   

Jambu Bar Jardim / Arquea Arquitetos - Imagem 2 de 13
© Federico Cairoli
Jambu Bar Jardim / Arquea Arquitetos - Imagem 10 de 13
Planta
Jambu Bar Jardim / Arquea Arquitetos - Imagem 5 de 13
© Federico Cairoli
Jambu Bar Jardim / Arquea Arquitetos - Imagem 11 de 13
Isométrica

A fachada com poucas aberturas e o acesso lateral torna o percurso de entrada misterioso e a surpresa ocorre ao descobrir o pequeno e acolhedor jardim tomado por cadeiras de praia e mesas de carreteis, que tornam o ambiente mais familiar e descontraído.

Jambu Bar Jardim / Arquea Arquitetos - Imagem 8 de 13
© Federico Cairoli

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:R. Petit Carneiro, 790 - Água Verde, Curitiba-PR, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Jambu Bar Jardim / Arquea Arquitetos" 25 Fev 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/906146/jambu-bar-jardim-arquea-arquitetos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.