Estúdio C / NPS Arquitetos

Estúdio C / NPS Arquitetos - Porta, FachadaEstúdio C / NPS Arquitetos - Pia, Janela, Banheiro, Bacia Sanitária, VigaEstúdio C / NPS Arquitetos - Janela, Pilar, VigaEstúdio C / NPS Arquitetos - Pilar, VigaEstúdio C / NPS Arquitetos - Mais Imagens+ 9

  • Arquitetos: NPS Arquitetos; Rui Neto, Sérgio Silva
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  115
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:Cátia Pimentel
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Berker, Ceramica vale da ganadara, J.Nadais, JNF, Madeibranca, Sanitana
  • Colaborador: Francisco Corte
  • Engenharia: TISEM
  • Construção: ACA – Construções, Lda.
  • Arquitetos: Rui Neto, Sérgio Silva
  • Cidade: Figueira da Foz
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Estúdio C / NPS Arquitetos - Pilar, Viga
© Cátia Pimentel

Descrição enviada pela equipe de projeto. A obra é relativa a uma intervenção no piso térreo de um edifício do início do século XX, no centro da cidade da Figueira da Foz. O espaço, outrora uma pequena fábrica de vassouras, foi adaptado para habitação unifamiliar.

Estúdio C / NPS Arquitetos - Janela, Pilar, Viga
© Cátia Pimentel

Para a introdução da nova condição, a tipologia foi estudada de modo a reforçar a presença dos elementos construtivos que testemunham o seu tempo, entre os quais as alvenarias de granito irregular, as estruturas de madeira, os tabiques em madeira com fasquiado de prancha ao alto, os arcos de descarga em tijolo maciço e um cofre em ferro fundido embutido numa das paredes. A intervenção privilegiou essa condição, mantendo-a sempre que possível.

Estúdio C / NPS Arquitetos - Imagem 9 de 14
© Cátia Pimentel
Planta
Estúdio C / NPS Arquitetos - Pia, Janela, Banheiro, Bacia Sanitária, Viga
© Cátia Pimentel

Nos elementos estruturais e de revestimento das paredes e tectos novos utilizou-se a madeira de casquinha. Essa uniformização teve como objectivo assumir os elementos novos através de uma linguagem homogénea e, ao mesmo tempo, criar um contraste entre a textura acetinada das superficies novas e as texturas cruas que foram permanecendo no tempo, sobretudo as superfícies em granito e tijolo maciço.

Estúdio C / NPS Arquitetos - Porta, Fachada
© Cátia Pimentel

O núcleo central, com pé-direito mais reduzido para introdução de um mezanino, comporta o programa mais técnico: a lavandaria e a instalação sanitária. Esse núcleo separa dois momentos espaciais distintos, a sala/copa e o quarto, ambos com pé-direito duplo. A habitação tem ainda um pequeno espaço exterior no logradouro no qual se utilizou o tijolo cerâmico maciço como material de revestimento.

Estúdio C / NPS Arquitetos - Tijolo, Fachada
© Cátia Pimentel

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Figueira da Foz, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Estúdio C / NPS Arquitetos" 23 Nov 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/906094/estudio-c-nps-arquitetos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.