O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Apartamentos
  4. Brasil
  5. Fábrica Arquitetos
  6. 2017
  7. Apartamento Três / Fábrica Arquitetos

Apartamento Três / Fábrica Arquitetos

  • 07:30 - 1 Dezembro, 2018
  • Curadoria de Pedro Vada
Apartamento Três / Fábrica Arquitetos
Apartamento Três / Fábrica Arquitetos, © Manuel Sá
© Manuel Sá

© Manuel Sá © Manuel Sá © Manuel Sá © Manuel Sá + 19

  • Arquitetos

  • Localização

    São Paulo, Estado de São Paulo, Brasil
  • Autores

    Filipe Battazza, Raoni Mariano
  • Área

    38.0 m2
  • Ano do projeto

    2017
  • Fotografias

© Manuel Sá
© Manuel Sá

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto trata-se da reforma de um apartamento de 38m² em São Paulo, cujo principal objetivo foi otimizar o espaço e trazer amplitude através da marcenaria e materiais.

Planimetria 02
Planimetria 02
© Manuel Sá
© Manuel Sá

Para isso decidimos trabalhar com linhas e móveis que se estendem longitudinalmente no espaço, integrando áreas antes separadas como a sala e a varanda. Nesse novo ambiente amplo, o piso é responsável por setorizar a área destinada a cozinha e serviços, onde aplicamos um ladrilho hidráulico azul. Já na área social onde temos  escritório, sala de estar e uma mesa para refeições, recebe piso de carvalho natural que se estende até o quarto. A paginação do ladrilho hidráulico forma um desenho em V, relacionando-se com o recorte também em V (chevron) do piso de madeira.

Acompanhando essa configuração estão dois móveis que servem essa áreas e desempenham diferentes funções ao longo de sua extensão. Para os serviços, desenhamos um móvel bicolor onde a parte inferior da bancada é azul, associando-se com a cor do ladrilho, enquanto a parte superior é branca, da mesma cor que a pintura das paredes, criando dois planos que reforçam a amplitude do espaço.. A área social é definida por um móvel em L feito em madeira Tauari, que, define superfícies em diferentes alturas, para trabalho no escritório com uma estante acima, baixa para concentrar os aparelhos para TV e funcionar como banco a mesa de refeições. Além disso, possui  duas portas de correr que separam e integram o quarto quando necessário.

© Manuel Sá
© Manuel Sá

Assim, o apartamento é todo reconfigurado através de poucos gestos mas com grande impacto espacial e visual. Tudo isso a partir de três componentes básicos: piso, marcenaria e a cor.

© Manuel Sá
© Manuel Sá

Ver a galeria completa

Localização do Projeto

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Apartamento Três / Fábrica Arquitetos" 01 Dez 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/906092/apartamento-tres-fabrica-arquitetos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.