Hotel United Place Botanic Gardens / Carr

Hotel United Place Botanic Gardens / Carr - Mais Imagens+ 19

  • Arquitetos: Carr; Carr
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:Sharyn Carins
© Sharyn Carins

Arquitetura

O hotel United Places demonstra uma resposta arquitetônica de grande refinamento e precisão ao criar três níveis de acomodações e dois andares de restaurante. O projeto trabalha com uma série de restrições construtivas.  

© Sharyn Carins

O padrão de plátanos do Jardim Botânico e o desejo de focar principalmente na conexão dos usuários com a visão do interior, levou a um resultado arquitetônico ecoando e aprimorando o jogo de sombra e luz através da fachada finamente articulada.

Perspectiva externa

As referências ao brutalismo é deliberada, refletindo a intenção de criar um edifício de permanência, justaposto com a qualidade em seus detalhes de bronze.

© Sharyn Carins

Desenhado com elementos de aço na cor preta, o principal acesso no piso térreo não apresenta ornamentos e detalhes supérfluos . Ao contrário, o projeto se apoia na simplicidade da forma e na paleta de lâminas de metal preto, bronze e concreto; uma composição altamente precisa de materialidade e forma. A geometria ordenada contrasta generosamente com a ampla fachada comercial envidraçada.

© Sharyn Carins

Com a prioridade sendo uma vista desobstruída, as camadas da arquitetura são uma filigrana detalhada de estruturas de metal, na forma de seções de bronze anodizado, como uma narrativa sutil, porém importante, da forma construída. O perfil da seção de bronze liga-se à fachada para enquadrar as vistas, ao mesmo tempo que atua como suporte balaustrado e corrimão. 

© Sharyn Carins

Amplos poços de luz estão centralizados na planta, incentivando a ventilação cruzada em cada uma das doze suítes.

© Sharyn Carins

As sacadas das suítes do hotel são revestidas com o mesmo concreto texturizado Beton Brut, ecoando as qualidades contextuais do local.  Em uma perspectiva mais próxima,é possível ver uma combinação de não menos de 100 seções de concreto pré-moldado, embutidas com fragmentos de carvão que, juntos, apresentam um elemento semelhante a uma joia, ainda que sutil.

© Sharyn Carins

Interior

Pensando no hotel como um lar, a United Places apresenta um hotel refinado que oferece doze acomodações de alta categoria em um terreno estreito e apertado, no coração do Jardim Botânico de Melbourne.

© Sharyn Carins

Um ponto de distinção e distração na paisagem urbana, a entrada funciona como uma forma permeável permitindo vistas através da textura de concreto e da passagem de elementos de aço preto. A experiência de chegada é perfurada por um vazio cônico assimétrico lançando um círculo perfeito de luz em horários de pico, convidando os hóspedes a explorar a curiosa obra de arte cinética que paira dentro dela. Essa experiência pede que as pessoas se envolvam com a textura, a luz e a sombra, quebrando o foco do nível da rua.

© Sharyn Carins

Conceitos binários do que é extrovertido e introvertido formam uma narrativa subjacente ao longo dos quartos. Consideradas as "extrovertidas", as suítes do Norte apresentam-se como sociáveis, com conexão e envolvimento com uma vida urbana dinâmica e energética. Tons suaves de verde ajudam a compor com as vistas do jardim e com as folhagens exuberantes do ambiente botânico.

© Sharyn Carins

Por outro lado, as suítes do sul são consideradas "introvertidas". Distintamente mais privativas e isoladas, oferecem uma sensação de retiro e santuário. Os tons rosa refletem a materialidade dos tijolos vermelhos dos edifícios industriais e armazéns, clássicos de Melbourne.

© Sharyn Carins

Os espaços internos são mais articulados com elementos bronzeados, ecoando o detalhamento arquitetônico da fachada. A extrusão de luz na parede segue o perfil exato da balaustrada, garantindo conexão entre o exterior e o interior. Isso irradia um brilho quente através do acabamento personalizado da parede.

Uma celebração da experiência do banho é fundamental para o conceito do projeto. Em um movimento inesperado e não convencional, os banheiros aparecem como conjuntos espelhados, localizados centralmente nos dormitórios, aparentemente flutuando no espaço. Atuando mais como uma peça escultural, o simples ato de tomar banho é transformado à medida que as vistas diretas a um jardim botânico em constante mudança parecem estar ao alcance. A privacidade é assegurada pela superfície externa espelhada, pois reflete a luz e coloca o hóspede dentro do casulo.

© Sharyn Carins

As acomodações maiores, suítes duplas, oferecem uma banheira preta, inserida na extremidade do espaço, capturando vistas de 180 graus das copas das árvores antigas e do horizonte icônico da cidade. Como tomar banho à beira de um precipício, a experiência é sensorial e evocativa.

© Sharyn Carins

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Melbourne Victoria, Austrália

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Hotel United Place Botanic Gardens / Carr" [United Place Botanic Gardens / Carr] 20 Nov 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/906080/hotel-united-place-botanic-gardens-carr> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.