Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos

Sun Villa / Bernardo Bustamante Arquitectos

Sun Villa / Bernardo Bustamante Arquitectos

© Bicubik © Bicubik © Bicubik © Bicubik + 21

Casas  · 
Yaruquí, Equador
  • Arquitetos Autores deste projeto de arquitetura Bernardo Bustamante Arquitectos
  • Área Área deste projeto de arquitetura
    240.0 m2
  • Ano Projeto Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    2018
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Bath&Home Center, Chimborazo, Franz Viegener, Gastón Caro, Graiman
  • Arquiteto Responsável

    Bernardo Bustamante P.
  • Equipe de Projeto

    Doménika Baquero
  • Fotografias

  • Construção

    Iván Delgado
Mais informações Menos informações
© Bicubik
© Bicubik

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto é uma casa de final de semana localizada em uma das colinas que rodeiam o povoado de Yaruquí, região que sofreu grande desenvolvimento graças ao novo aeroporto de Quito.

Fachada Sul
Fachada Sul

O terreno inclinado retangular oferece impressionantes vistas para o Vale de Tababela, com a cidade de Quito como plano de fundo.

© Bicubik
© Bicubik

O lote é grande, o que permitiu dispersar o programa e solucionar o edifício em um único pavimento, reduzindo assim os custos. O projeto se estabelece a partir de um eixo principal, uma lâmina, e um volume satélite. A lâmina de 21 metros de comprimento distribui o programa em forma linear para que todos os espaços se abram a uma grande varanda com vista, fundindo as noções de interno e externo. A horizontalidade da lâmina permite adaptar-se melhor à topografia natural. O volume satélite contém os estacionamentos cobertos e uma grande adega.

Fachada Oeste
Fachada Oeste

Nesta região dos Andes de Quito, as construções tradicionais da montanha são feitas em terra local crua, utilizada na taipa ou adobe, e cozida para os tijolos. A cor das edificações na paisagem é, portanto, da mesma cor do solo. Para manter a coerência com o entorno, o projeto recorre ao tijolo como matéria prima fundamental, nesse caso utilizando elementos vazados que permitiam solucionar os detalhes de muitas formas diferentes.

© Bicubik
© Bicubik
Detalhe Lintel de Tijolo
Detalhe Lintel de Tijolo

A estrutura é metálica, pré-fabricada em uma oficina e armada em obra. Os caixilhos e batentes também são metálicos, com um sistema de portas de correr e dobráveis que permitem blindar a casa para protege-la quando está vazia, ao mesmo tempo que funciona como uma grande persiana para cobrir a varanda do sol e o vento em certas épocas do ano.

© Bicubik
© Bicubik

Trata-se definitivamente de uma casa contemporânea que utiliza recursos tradicionais, otimiza os materiais e permite uma construção ágil, barata e sustentável ao mesmo tempo.

© Bicubik
© Bicubik

Galeria do Projeto

Ver tudo Mostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Sun Villa / Bernardo Bustamante Arquitectos" [Sun Villa / Bernardo Bustamante Arquitectos] 20 Nov 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Brant, Julia) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/906075/sun-villa-bernardo-bustamante-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.