Edifício Arghavan / Alidoost & partners

Edifício Arghavan / Alidoost & partners - Mais Imagens+ 23

Teerã, Irã
  • Arquitetos: Alidoost & partners; Alidoost & partners
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1400
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:Farshid Nasrabadi
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Aquaspecial, Dimeh, Effebiquattro, Grohe, Hormann, Oikos Group, Porcelanosa Grupo
  • Assistente Técnico De Projeto: Amir Niknafs
  • Cliente: Mrs. Zandiyeh, Mr. Mashhadi
  • Arquitetos Responsáveis: Shahab Alidoost, Sona Eftekharazam
  • Equipe: Hamideh Raoufzadeh, Mahmoud Jaferman, Mehdi Beheshti, Arash Daryaei, Ghasem Naeiji, Parisa Soltani , Daniyal Khazaeli, Rokhsare Panahinezhad
  • Cidade: Teerã
  • País: Irã
Mais informaçõesMenos informações
© Farshid Nasrabadi

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto do edifício Arghavan é um conjunto residencial de uma só família, contando com quatro unidades independentes, sendo três apartamentos de 170 metros quadrados e uma unidade duplex. Além disso, o edifício conta ainda com um salão de festas de uso comum, áreas de depósito e instalações no primeiro subsolo além de uma piscina e academia de ginástica no segundo nível subterrâneo. O projeto foi tratado como uma "grande casa de família", por isso os arquitetos deram especial atenção aos espaços de convívio e áreas verdes a fim de criar um ambiente acolhedor para todos os membros da família.

© Farshid Nasrabadi
Fachada sul

No que diz respeito à arquitetura da fachada, foram consideradas uma série de elementos durante o processo projetual, desde à paisagem urbana e seu contexto imediato até as áreas verdes e espaços de uso comum no interior do edifício. Através de uma ampla pesquisa de referências incorporamos uma série de elementos tradicionais da arquitetura iraniana, adicionando outros tantos detalhes à estrutura do edifício. O resultado desse esforço se materializa em forma de um conjunto residencial familiar que considera todas as exigências e atende às necessidades dos moradores, organizando os espaços interiores e exteriores e disponibilizando apartamentos amplos e bem iluminados.

© Farshid Nasrabadi

O projeto da fachada procura preservar a transparência e a privacidade do edifício, combinando abertura e resguardo, princípios elementares da arquitetura iraniana. A partir disso, o equilíbrio entre luz e sombra se destaca como um elemento compositivo no projeto de interiores. Utilizando padrões de tijolos como elementos vazados da fachada, procuramos explorar a formalidade da escala dos elementos, criando padrões e texturas em sua composição. O edifício pode ser compreendido a partir de uma macro escala urbana, mas que ainda assim mantém uma projeção dos seus aspectos formais na micro-escala de seus elementos.

© Farshid Nasrabadi
Detalhe escada

Assim, a fachada é composta por uma série de cheios e vazios. Os padrões vazados de tijolos servem para controlar a luz e o sombreamento tanto de dentro para fora quanto de fora pra dentro. As floreiras embutidas nos espaços vazios permitem que a vegetação do espaço urbano se estenda para dentro do edifício, chegando até a cobertura onde culmina em um jardim panorâmico. Além disso, considerando as vistas para os edifícios adjacentes, uma série de aberturas foram especialmente criadas para enquadrar as fachadas vizinhas, coordenando a transparência e intimidade dos apartamentos de acordo com o que há do outro lado da rua. Finalmente, nos esforçamos ao máximo para equilibrar o uso de elementos tradicionais com a expressão contemporânea da nossa arquitetura, buscando sempre simplificar seus elementos em razão da comodidade de seus moradores.

© Farshid Nasrabadi

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Teerã, Província de Teerã, Irã

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Edifício Arghavan / Alidoost & partners" [Arghavan Family Apartment / Alidoost & partners] 18 Nov 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/905891/edificio-arghavan-alidoost-and-partners> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.