Residência 3 / Pablo Senmartin

Residência 3 / Pablo Senmartin

Residência 3 / Pablo Senmartin - Mais Imagens+ 23

Córdoba, Argentina
  • Arquitetos: Pablo Senmartin; Pablo Senmartin
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  200
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:Gonzalo Viramonte
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  ElectroAlem Los Molinos, Geotecnia Srl, Integral, Saniplast, Terralon
  • Construção: Pablo Senmartin
  • Cálculo Estrutural: Alberto Haulet
  • Equipe De Projeto: Celi Barioglio, Lauret Ana Laura, Abril Molla
  • Cidade: Córdoba
  • País: Argentina
Mais informaçõesMenos informações
© Gonzalo Viramonte

“Categórico / ângulo reto do caráter, / do espírito, do coração. / Me vi nesse caráter / e me encontrei"

A residência está localizada na zona oeste da cidade de Córdoba, em um bairro urbano que possui grandes áreas verdes, como a La Costanera del Río Suquía, o Jardim Botânico, o córrego El Infiernillo e outras ravinas. Em um lote em esquina de 12.5m x 21m, frente al Infiernillo, construiu-se essa casa de 200 m2 para uma família jovem.

© Gonzalo Viramonte
Planta

O terreno contava com uma inclinação natural de 1,10m descendente em direção à esquina, dada esta característica decidiu-se trabalhar em dois níveis, um pátio (+1,50m) e outro de acesso (+0,10m). Para criar o nível do pátio o terreno foi complementado com o material extraído da escavação dos cimentos. A residência oferece para a esquina do bairro uma imagem sólida, uma caixa de concreto armado com aberturas em faixas horizontais que, por sua vez, são protegidas por uma cortina de álamos que impede a chegada direta dos raios solares.

© Gonzalo Viramonte
Planta - primeiro nível

Utilizou-se uma estrutura independente de concreto armado para obter plantas livres de 6x10m por meio de lajes de concreto armado que em planta baixa ficam aparentes. São criados dois acessos diferentes, um pedonal e outro veicular localizados cada um em diferentes faces da moradia. O térreo oferece para esquina uma imagem homogênea com uma grelha metálica que atua como filtro visual, como elemento de segurança e como base, que separa e libera o térreo dos dois níveis superiores, diminuindo o impacto visual de altura tripla, contendo os serviços e os acessos. 

© Gonzalo Viramonte

A imagem austera e impermeável exterior da lugar, ao ingressar, a grandes planos de correr transparentes que vinculam a garagem -churrasqueira - sala de jogos com o pátio, por meio de uma escada. A casa se abre totalmente ao pátio. O primeiro pavimento contem as áreas de cozinha e estar - jantar integradas. No segundo pavimento estão localizados dois dormitórios e um escritório que pode ser transformado em um terceiro quarto, as divisões são feitas com material leve para permitir flexibilidade.

Corte A

Todos os níveis estão unidos com uma escada metálica de dois lances que leva até o terraço também acessível. Todos os ambientes possuem ventilação cruzada e a possibilidade da entrada de luz solar nas diferentes horas do dia. A churrasqueira no térreo e a lareira no primeiro pavimento funcionam como calefação no inverno por meio de condutos que atravessam toda a casa. A saída para o teto funciona como chaminé que também extrai o ar quente no verão.

© Gonzalo Viramonte

Por meio de um jogo de contrastes, a residência se converte, portanto, em um anti-herói urbano, onde o exterior áspero e o interior fluído e mutável convivem, com o desafio de reivindicar o bairro urbano como possibilitador do desenvolvimento de uma arquitetura contemporânea que, por sua vez, reforça a identidade de uma área característica da cidade e soluciona problemas do habitar que hoje nos condicionam.

© Gonzalo Viramonte

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência 3 / Pablo Senmartin" [Casa 3 / Pablo Senmartin] 13 Nov 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/905644/residencia-3-pablo-senmartin> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.