Edifício Multifuncional BENFERRI / Rafael Landete + Emilio Cortes

Edifício Multifuncional BENFERRI / Rafael Landete + Emilio Cortes - Mais Imagens+ 11

  • Promotor: Excma Diputación de Alicante - Excmo Ayuntamiento Benferri
  • Construção: Orthen, Serviço e atuações ambientais
  • Cidade: Benferri
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
© David Frutos

Descrição enviada pela equipe de projeto. Arquitetura branca, caracterizada por jogos de volumes facetados e planos, que dividem o protagonismo e configuram os espaços onde a luz e as texturas também desempenham um papel importante.

Localização
© David Frutos

A geometria do edifício responde a seus três usos principais, formando um grande corpo que se conecta à empena existente para criar o auditório e os demais programas relacionados a ele, e do qual se estendem duas peças anexas: uma delas conectada por dentro ao auditório que serve como salão social, e a biblioteca, deixando, entre ambas, um espaço que serve de hall externo de chegada ao edifício e a partir do qual se pode entrar nos três programas principais de forma independente, o que permite seu uso indistintamente. 

© David Frutos

Dada a topografia plana do terreno, para poder propor um acesso direto, tanto para os usuários, quanto para os caminhões de carga e descarga, o piso do auditório foi enterrado com uma suave inclinação de 5,70% em relação ao hall, até uma cota de -0,90 metros o que nos permite uma melhor visibilidade dentro da sala, evitando elevadores ou monta-cargas no edifício já que tanto o acesso como o palco estão no nível da rua.

Elevações e Corte

A distribuição dos programas no térreo se organiza de forma a criar um funcionamento autônomo de cada espaço em relação aos demais. A biblioteca foi pensada como uma sala de espaço diáfano, aberta à praça e a um pátio que resolve algumas questões como ventilação, além de aproveitar da orientação sudoeste. A outra ala do edifício, orientada a sul, abriga o salão social, que se conecta com o auditório, dividindo seus banheiros para evitar a repetição de programas. O auditório possui capacidade para 225 pessoas sentadas e um palco com acesso direto pelo lado esquerdo na rua Barrio Nuevo e por seu lado direito a um depósito, com espaço de camarins abertos sobre um pátio interno que proporciona luz e ventilação, além de um acesso a partir da rua Jose María Puchades.

© David Frutos

O auditório conta também com uma sala de tradução e gestão do mesmo que possui um acesso a partir do hall principal do edifício.

© David Frutos

As fachadas se fecham para o entorno, protegendo-se, mas se abrem completamente para o espaço da praça interna e dos pátios internos previstos, o que cria uma composição suave que da ritmo às fachadas e que se traduzem de forma análoga nas coberturas do edifício, conformando os volumes nos quais se pode apreciar toda a documentação gráfica.

© David Frutos

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Calle Jose Maria Puchades, 11, 03316 Benferri, Alicante, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Edifício Multifuncional BENFERRI / Rafael Landete + Emilio Cortes" [Edificio Plurifuncional BENFERRI / Rafael Landete + Emilio Cortes] 12 Nov 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/905641/edificio-multifuncional-benferri-rafael-landete-plus-emilio-cortes> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.