Flo & Jet / SHoP Architects

Flo & Jet / SHoP Architects - Mais Imagens+ 1

© Robin Hill

Descrição enviada pela equipe de projeto. O ambiente que a SHoP Architects concebeu na entrada da exposição Design Miami deste ano busca tornar visíveis duas qualidades - uma evidente, uma latente - no entendimento da cidade hoje. Ele existe na interseção do célebre espírito lúdico de Miami, representado por uma paisagem realçada que imita a praia, mas também na função emergente da cidade - demonstrada pelas próprias feiras de arte e design - como um centro de visão criativa e descoberta tecnológica.

Símbolos comumente associados à praia - areia, guarda-sóis, boias e até uma pitada de fosforescência noturna - criam um primeiro plano lúdico para duas estruturas impressas que servem como locus para encontros sociais e educacionais. Em suas explorações de ação, processo e materialidade, a Flotsam & Jetsam também deseja criar um elo entre a Design Miami e as operações adjacentes feitas na Miami Art Basel. A instalação terá uma vida útil após o evento, quando for desmontada será reconstruída no vibrante “Jungle Plaza” do Miami Design District.

Cortesia de SHoP Architects

Glamourosamente amorfos e rigorosamente definidos, os pavilhões duplos de “Flotsam & Jetsam” evocam as geometrias da vida marinha transmitidas pela corrente de diatomáceas a águas-vivas. Em sua forma e modo de fabricação, os pavilhões também prestam homenagem ao espírito de colaboração que é uma pré-condição cada vez mais necessária para o sucesso no trabalho criativo de todos os tipos, incluindo as empresas que agora encontram um lar no setor de inovação emergente de Miami.

Diagrama

Os parceiros de projeto da Branch Technology adaptaram dois robôs industriais para implementar seu trabalho pioneiro: eles utilizam a Cellular FabricationTM para trazer a impressão 3D para fora do reino da prototipagem ao seu uso mais amplo como um meio prático em escala real de construção. Devido às variações em suas especificações técnicas, o produto possível de cada robô varia ao longo dos limites conhecidos. A SHoP celebrou essas restrições, determinando a forma, a dimensionalidade e as extensões estruturais dos pavilhões, de modo que cada um deles requer a colaboração de ambos os robôs. Um exame atento dos pavilhões acabados, uma reflexão sobre a forma natural e determinada pela máquina, pode até revelar a “mão” dessas ferramentas industriais misteriosamente antropomórficas que estão destinadas a desempenhar um papel crescente na formação de nossos ambientes humanos compartilhados.

Uma segunda tecnologia de impressão de material, trazendo consigo outro conjunto de oportunidades e restrições, foi fornecida pelo Oak Ridge National Laboratory. O método de contraste usado pelo ORNL - que emprega um meio de impressão de bambu biodegradável - também é capaz de criar enormes estruturas. 

Cortesia de SHoP Architects

A fim de otimizar a exploração das possibilidades do meio de impressão e criar conjuntos de instruções adequados para comunicar claramente a equipe de produção (neste caso, fundamentalmente, os próprios robôs), a SHoP alavancou uma parceria de longa data com a Dassault Systèmes. A Dassault é líder internacional no desenvolvimento de plataformas de design criativo e gerenciamento de projetos otimizadas para a produção 3D e metodologias de fabricação direta. Utilizando seu produto 3DEXPERIENCE para todas as etapas, incluindo o desenvolvimento conceitual, no projeto de “Flotsam & Jetsam”, a SHoP conseguiu explorar o potencial do software em mesclar geração criativa e produção rigorosa em um único fluxo de processo. Esse modo de trabalhar simplificou também a integração proveitosa dos consultores de engenharia da equipe, Thornton Thomasetti, encarregados de determinar e verificar os requisitos de carregamento em larga escala nos meios de construção empregados.

© Robin Hill

Em conjunto, a instalação desenvolvida pela SHoP, a equipe do projeto e nossos parceiros na Design Miami apresentam um método de pensar e fazer que detém o potencial de revolucionar o potencial expressivo do projeto colaborativo em condições do mundo real. Ao evocar um senso de glamour à beira-mar, especificamente em Miami, através de métodos criativos progressivos, a “Flotsam & Jetsam” procura ser tanto uma celebração da cidade que existe há muito tempo no imaginário popular quanto uma evocação do que ela pode se tornar no futuro.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Miami, Florida, Estados Unidos

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Flo & Jet / SHoP Architects" [Flo & Jet / SHoP Architects] 11 Nov 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/905469/flo-and-jet-shop-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.