_(2).jpg?1539219147)
- Ano: 2018
-
Fotografias:Robin Hill, SHoP Architects
_HI_RES_TIFF_(17)_N2.jpg?1539219112)
Descrição enviada pela equipe de projeto. O ambiente que a SHoP Architects concebeu na entrada da exposição Design Miami deste ano busca tornar visíveis duas qualidades - uma evidente, uma latente - no entendimento da cidade hoje. Ele existe na interseção do célebre espírito lúdico de Miami, representado por uma paisagem realçada que imita a praia, mas também na função emergente da cidade - demonstrada pelas próprias feiras de arte e design - como um centro de visão criativa e descoberta tecnológica.
Símbolos comumente associados à praia - areia, guarda-sóis, boias e até uma pitada de fosforescência noturna - criam um primeiro plano lúdico para duas estruturas impressas que servem como locus para encontros sociais e educacionais. Em suas explorações de ação, processo e materialidade, a Flotsam & Jetsam também deseja criar um elo entre a Design Miami e as operações adjacentes feitas na Miami Art Basel. A instalação terá uma vida útil após o evento, quando for desmontada será reconstruída no vibrante “Jungle Plaza” do Miami Design District.

Glamourosamente amorfos e rigorosamente definidos, os pavilhões duplos de “Flotsam & Jetsam” evocam as geometrias da vida marinha transmitidas pela corrente de diatomáceas a águas-vivas. Em sua forma e modo de fabricação, os pavilhões também prestam homenagem ao espírito de colaboração que é uma pré-condição cada vez mais necessária para o sucesso no trabalho criativo de todos os tipos, incluindo as empresas que agora encontram um lar no setor de inovação emergente de Miami.
_10.28.20.jpg?1539219135)
Os parceiros de projeto da Branch Technology adaptaram dois robôs industriais para implementar seu trabalho pioneiro: eles utilizam a Cellular FabricationTM para trazer a impressão 3D para fora do reino da prototipagem ao seu uso mais amplo como um meio prático em escala real de construção. Devido às variações em suas especificações técnicas, o produto possível de cada robô varia ao longo dos limites conhecidos. A SHoP celebrou essas restrições, determinando a forma, a dimensionalidade e as extensões estruturais dos pavilhões, de modo que cada um deles requer a colaboração de ambos os robôs. Um exame atento dos pavilhões acabados, uma reflexão sobre a forma natural e determinada pela máquina, pode até revelar a “mão” dessas ferramentas industriais misteriosamente antropomórficas que estão destinadas a desempenhar um papel crescente na formação de nossos ambientes humanos compartilhados.
Uma segunda tecnologia de impressão de material, trazendo consigo outro conjunto de oportunidades e restrições, foi fornecida pelo Oak Ridge National Laboratory. O método de contraste usado pelo ORNL - que emprega um meio de impressão de bambu biodegradável - também é capaz de criar enormes estruturas.

A fim de otimizar a exploração das possibilidades do meio de impressão e criar conjuntos de instruções adequados para comunicar claramente a equipe de produção (neste caso, fundamentalmente, os próprios robôs), a SHoP alavancou uma parceria de longa data com a Dassault Systèmes. A Dassault é líder internacional no desenvolvimento de plataformas de design criativo e gerenciamento de projetos otimizadas para a produção 3D e metodologias de fabricação direta. Utilizando seu produto 3DEXPERIENCE para todas as etapas, incluindo o desenvolvimento conceitual, no projeto de “Flotsam & Jetsam”, a SHoP conseguiu explorar o potencial do software em mesclar geração criativa e produção rigorosa em um único fluxo de processo. Esse modo de trabalhar simplificou também a integração proveitosa dos consultores de engenharia da equipe, Thornton Thomasetti, encarregados de determinar e verificar os requisitos de carregamento em larga escala nos meios de construção empregados.
_(1).jpg?1539219124)
Em conjunto, a instalação desenvolvida pela SHoP, a equipe do projeto e nossos parceiros na Design Miami apresentam um método de pensar e fazer que detém o potencial de revolucionar o potencial expressivo do projeto colaborativo em condições do mundo real. Ao evocar um senso de glamour à beira-mar, especificamente em Miami, através de métodos criativos progressivos, a “Flotsam & Jetsam” procura ser tanto uma celebração da cidade que existe há muito tempo no imaginário popular quanto uma evocação do que ela pode se tornar no futuro.