Casa do Boi / Leo Romano

Casa do Boi / Leo Romano - Mesa, CadeiraCasa do Boi / Leo Romano - Janela, FachadaCasa do Boi / Leo Romano - Mesa, VigaCasa do Boi / Leo Romano - CadeiraCasa do Boi / Leo Romano - Mais Imagens+ 13

  • Arquitetos: Leo Romano; Leo Romano
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  477
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2011
  • Fotógrafo
    Fotografias:Edgar Cesar
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Baraúna, Carlos Mota, Jader Almeida, Latoog Design
Casa do Boi / Leo Romano - Fachada
© Edgar Cesar

Descrição enviada pela equipe de projeto. A residência foi batizada como “Casa do Boi” em razão do painel de azulejos criado por Leo Romano. Localizada num condomínio em Goiânia, a casa é presenteada por um vale. Por isso mesmo, sua arquitetura é concebida de modo a estreitar a relação do homem com natureza. Os clientes são um casal de empresários do ramo da moda com duas filhas já adultas. Eles pediram uma casa que tivesse um traço autoral, mas que se integrasse ao terreno sem agredir a natureza existente. Outro ponto importante era garantir certa privacidade em relação aos demais terrenos.

Casa do Boi / Leo Romano - Fachada
© Edgar Cesar

A casa se abre para si e traz a vegetação, os bichos, o céu. Seu partido é preciso. A fachada principal é marcada por uma sobreposição de dois volumes. O volume superior recebe os quartos. No pavimento térreo estão as áreas sociais, de serviço e lazer da casa. A planta se desenvolve livremente, contemplando os espaços de cozinha, salas e varanda, que se voltam para a piscina e o lago.

Casa do Boi / Leo Romano - Mesa, Cadeira, Janela
© Edgar Cesar
Casa do Boi / Leo Romano - Mesa, Cadeira
© Edgar Cesar
Casa do Boi / Leo Romano - Cadeira
© Edgar Cesar

O conceito de integração de espaços se une à usabilidade e liberdade. Móveis brasileiros pontuam o ambiente, respeitando uma paleta amadeirada. Com poucos traços, Leo exercita a poética contemporânea de que tanto gosta. Agrega os valores plásticos apreendidos ao longo de sua trajetória. Marca um tempo. Faz de sua arquitetura, um caminho para a felicidade.

Casa do Boi / Leo Romano - Fachada
© Edgar Cesar

Os azulejos da fachada foram uma oportunidade de homenagear Athos Bulcão. Leo Romano se inspirou nos painéis do artista para criar as peças que compõe esta obra. O cliente queria algo exclusivo. Então, Leo partiu do desenho de um boi estilizado que é a marca de seu escritório de arquitetura e desconstruiu sua forma para que a imagem original fosse diluída no conjunto. Todos ficaram satisfeitos com o resultado. A execução foi encomendada em uma loja de revestimentos local.

Casa do Boi / Leo Romano - Janela, Fachada
© Edgar Cesar

A composição dos ambientes foi repleta de móveis brasileiros. Na sala de estar, destaque para as poltronas Mole e Oscar de Sérgio Rodrigues, além das banquetas Costureiras de Lina Bo Bardi. A escada escultórica vermelha é de Jader Almeida. Na sala de jantar aparecem as cadeiras Pantosh, da Latoog design. Na varanda, a peça principal é a poltrona Astúrias, de Carlos Mota. Um tapete Aubusson marca a área social. As obras de arte são de artistas goianos de expressão. Destaque para os painéis do artista Pitágoras, que conferem cor aos ambientes de estar e jantar.

Casa do Boi / Leo Romano - Cadeira
© Edgar Cesar
Plantas e Cortes
Casa do Boi / Leo Romano - Imagem 12 de 18
© Edgar Cesar

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa do Boi / Leo Romano" 14 Nov 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/905283/casa-do-boi-leo-romano-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.