Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Arquitetura Religiosa
  4. Portugal
  5. Alberto Craveiro
  6. 2015
  7. Casa da Porta Estreita / Alberto Craveiro

Casa da Porta Estreita / Alberto Craveiro

  • 09:00 - 7 Novembro, 2018
  • Curadoria de Pedro Vada
Casa da Porta Estreita / Alberto Craveiro
Casa da Porta Estreita / Alberto Craveiro, © Alberto Collet
© Alberto Collet

© Alberto Collet © Alberto Collet © Alberto Collet © Alberto Collet + 18

  • Arquitetos

  • Localização

    R. de São João Batista 25, gamil, Barcelos, Portugal
  • Equipe

    Alberto Craveiro, Teresa Mesquita, Cláudia Alves
  • Área

    106.18 m2
  • Ano do projeto

    2015
  • Fotografias

© Alberto Collet
© Alberto Collet

Descrição enviada pela equipe de projeto. Projeto de arquitetura de um edifício de apoio a atividades paroquiais, em Gamil, no concelho de Barcelos. O terreno possui uma área de 14 836,00 m2 e é propriedade do requerente, Fábrica da Igreja Paroquial de São João Baptista de Gamil. O terreno apresenta a forma de um polígono irregular, com um relevo pouco acentuado e arborizado pontualmente. Uma construção de 106,18m2 em 1 piso  tendo por base um terreno de 14 836,00m2. A implantação da construção foi definida pela pré-existência a recuperar.

© Alberto Collet
© Alberto Collet

A entrada para o terreno será feita pelo arruamento existente. A partir da entrada desenvolve-se um acesso que assenta no terreno e que serve tanto o equipamento proposto como a residencial paroquial.

Planta
Planta

Toda a envolvente da construção é feita com paramentos em alvenaria de granito. Os espaços habitáveis serão voltados para o interior do terreno. A entrada será feita pela zona exterior demarcada com um pórtico em aço corten e a partir desta sucedem-se os vários espaços habitáveis em um percurso claro e linear.

© Alberto Collet
© Alberto Collet

No total disporá de uma sala de jovens, um gabinete de jovens, um oratório, duas instalações sanitárias e uma zona de arrumos. Optou-se por implantar a construção no interior das ruínas ampliando um bocado a área de construção no sentido sudoeste tirando partido das vistas.

Corte
Corte

Os revestimentos exteriores adotados farão lembrar a existência de simples muros de granito, com caixilharia de alumínio e panos de vidro. Toda a lógica da intervenção arquitectónica vai no sentido de minimizar os impactos da intervenção, procurando integrar o mais possível a arquitectura no local, mantendo a morfologia do terreno e a arborização existente. Alguns panos de paredes exteriores serão em alvenaria de granito, com um pano interior em gesso cartonado, mantendo entre as duas uma caixa de ar impermeabilizada e isolada. A estrutura será em betão (concreto) armado. As caixilharias exteriores serão de alumínio branco, com vidro duplo. A cobertura comportará isolamento com placas de poliuretano extrudido, tipo Roof-Mate/Dow, e revestida a telha cerâmica tipo plasma.

A claraboia aparente na cobertura será em betão rebocado a branco. Pelo interior as superfícies laterais e de tectos serão globalmente lisas e pintadas à cor branco. As portas interiores serão em MDF lacado a branco.

© Alberto Collet
© Alberto Collet

O pavimento de circulação automóvel e pedonal será constituído por cubo de granito azul, mantendo juntas com cerca de 5 cm de aresta, sem guias e assente em almofada de areia sobre solo compactado. O terreno será mantido no seu estado natural.

© Alberto Collet
© Alberto Collet

Tem ainda duas instalações sanitárias passíveis de serem utilizada por pessoas com mobilidade condicionada, possuindo para isso área de circulação suficiente para acesso franco à sanita. A construção está preparada para assegurar o seu uso por pessoas com necessidades especiais / mobilidade condicionada.

© Alberto Collet
© Alberto Collet

Ver a galeria completa

Localização do Projeto

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Casa da Porta Estreita / Alberto Craveiro" 07 Nov 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/905274/casa-da-porta-estreita-alberto-craveiro> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.