Casa AM / comoVER Arquitetura Urbanismo

Casa AM / comoVER Arquitetura Urbanismo

Casa AM / comoVER Arquitetura Urbanismo - Janela, Mesa, CadeiraCasa AM / comoVER Arquitetura Urbanismo - Mesa, Janela, Cadeira, VigaCasa AM / comoVER Arquitetura Urbanismo - JardimCasa AM / comoVER Arquitetura Urbanismo - Fachada, JardimCasa AM / comoVER Arquitetura Urbanismo - Mais Imagens+ 25

Ribeirão Preto, Brasil
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  369
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
    Fotografias:Manuel Sá
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Chauffage, Lajes Independencia, Pierini, Redentor, Seis Emes, polimix
  • Arquitetos Responsáveis: Fernando Gobbo e Larissa França
  • Colaborador: Francisco Segnini Junior
  • Engenheiro Estrutural: Marco Antonio Pinheiro
  • Construtora: Sprint Engenharia
  • Engenheiro Responsável Pela Obra: Jonas Rubião Gonzales
  • Paisagismo: LAND N CITI
  • Cidade: Ribeirão Preto
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Casa AM / comoVER Arquitetura Urbanismo - Fachada, Jardim
© Manuel Sá

Descrição enviada pela equipe de projeto. Três questões nos guiaram para o projeto da Casa AM: área livre, águas pluviais e o cuidado com o nível da construção no lote em relação ao visual da rua.

Casa AM / comoVER Arquitetura Urbanismo - Janela
© Manuel Sá

A casa foi pensada de maneira que a cota da garagem ficasse 30cm acima do nível da calçada, afim de resolver tanto a questão de escoamento de águas pluviais quanto de um possível ocultamento do edifício em relação ao entorno. Para evitar uma altura excessiva do muro de arrimo no fundo do terreno, a residência possuí uma “quebra” de nível de 65cm: a área íntima do programa fica mais baixa e privativa em relação à área mais alta e social da casa.

Casa AM / comoVER Arquitetura Urbanismo - Sofá
© Manuel Sá
Casa AM / comoVER Arquitetura Urbanismo - Imagem 23 de 30
Planta - Térreo

Para conservar o máximo de área livre, a estratégia adotada foi a de concentrar o programa de necessidades de tal sorte a criar um núcleo prismático, se abrindo quando conveniente para direcionar melhor a luz e ventilação, organizando os espaços internos e evitando áreas de corredor.

Casa AM / comoVER Arquitetura Urbanismo - Jardim
© Manuel Sá

A escada externa conecta a varanda à porção de pavimento superior da residência, solução proveniente de um pedido especial dos clientes: um cômodo isolado com acesso independente da casa, uma sala que servisse a ensaios de uma banda. A solução adotada, posicionando o cômodo no pavimento superior, coloca o som e vibração no alto, isolado acusticamente. A varanda configura-se como importante eixo de acesso à sala de ensaios: a escada externa de concreto, apoiada diretamente na empena do edifício, permite o acesso, não apenas à sala de ensaios, mas também a um terraço jardim, garantindo a melhor vista, ventilação e insolação do terreno, voltada a sudeste.

Casa AM / comoVER Arquitetura Urbanismo - Jardim
© Manuel Sá

A estrutura que reúne e acomoda o programa de necessidades é de concreto armado aparente ripado. As vigas vencem grandes vãos transversalmente e longitudinalmente.

Casa AM / comoVER Arquitetura Urbanismo - Mesa, Janela, Cadeira, Viga
© Manuel Sá
Casa AM / comoVER Arquitetura Urbanismo - Imagem 29 de 30
Corte Longitudinal

A insolação é fator determinante na posição de cada cômodo da residência. A frente do lote recebe sol durante todo o dia (norte, nordeste), resultando em empenas cegas, com apenas um plano de iluminação indireta por meio de cobogós, entre garagem e living.

Casa AM / comoVER Arquitetura Urbanismo - Janela, Fachada
© Manuel Sá

A fachada onde estão localizados os serviços (noroeste, oeste) recebe parcialmente o sol da tarde.

Casa AM / comoVER Arquitetura Urbanismo - Janela, Mesa, Cadeira
© Manuel Sá

A ventilação dos dormitórios é a mais adequada, voltada a sudeste, direção dos raros ventos frescos da cidade. A iluminação dos banheiros se dá de maneira visualmente controlada: janelas do banheiro do casal se voltam ao pátio jardim, enquanto a iluminação e ventilação do banheiro central, se dá por meio de iluminação zenital. Os três dormitórios dividem um jardim íntimo, com paisagismo vertical no muro de divisa.

Casa AM / comoVER Arquitetura Urbanismo - Viga
© Manuel Sá

A varanda voltada para o jardim, oferece as melhores condições e nobreza visual para o exercício do trabalho (escritório) e da fé (oratório). Para barrar o sol da manhã, venezianas de concreto fecham parte da fachada, dividindo espaço com uma janela vertical fixa.

Casa AM / comoVER Arquitetura Urbanismo - Fachada, Viga, Pátio, Aido, Terraço
© Manuel Sá

A resultante não poderia ser outra senão a de uma arquitetura cuja estética está diretamente ligada às funções que desempenha. A didática construtiva permite o percurso do olhar: a apreensão do espaço da arquitetura como uma escola.

Casa AM / comoVER Arquitetura Urbanismo - Janela
© Manuel Sá

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa AM / comoVER Arquitetura Urbanismo" 02 Ago 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/905268/casa-am-comover-arquitetura-urbanismo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.