Studio Cento e 7 Ene / Debaixo do Bloco Arquitetura

Studio Cento e 7 Ene / Debaixo do Bloco Arquitetura - PilarStudio Cento e 7 Ene / Debaixo do Bloco Arquitetura - Mesa, Cadeira, VigaStudio Cento e 7 Ene / Debaixo do Bloco Arquitetura - Mesa, CadeiraStudio Cento e 7 Ene / Debaixo do Bloco Arquitetura - Cozinha, BancadaStudio Cento e 7 Ene / Debaixo do Bloco Arquitetura - Mais Imagens+ 51

Studio Cento e 7 Ene / Debaixo do Bloco Arquitetura - Mesa, Sofá, Cadeira, Viga
© Haruo Mikami

Descrição enviada pela equipe de projeto. Uma antiga edificação de Brasília desenhada por Oscar Niemeyer - que nos seus últimos anos funcionou como escola - foi reativada com o propósito de abrigar novos projetos.

Um deles é o Studio Cento e 7 N, proposta do Debaixo do Bloco Arquitetura para receber um cliente cosmopolita que mora sozinho, recebe amigos e viaja.

Iso layout

Em uma antiga sala de aula de 8,50 m de comprimento por 8,00 m largura e Pé direito de 3,20m o arquiteto Clay Rodrigues propôs um layout que distribui Sala de Estar, Cozinha,  Home Office, Quarto e Banheiro de forma conectada.

As áreas sociais têm integração total – sala, cozinha e home office - enquanto quarto e banheiro são isolados de forma parcial ou total com dois elementos construtivos projetados propositalmente dentro da área livre  68 m²:

Studio Cento e 7 Ene / Debaixo do Bloco Arquitetura - Sofá
© Haruo Mikami
Studio Cento e 7 Ene / Debaixo do Bloco Arquitetura - Mesa, Iluminação, Cadeira
© Haruo Mikami

- O primeiro, um pilar de 1,10 m de comprimento que ajuda na estruturação das treliças do telhado e faz a delimitação física e visual da sala de jantar/cozinha para o quarto, além disso serve de apoio para um bar e suporte para a única tv da casa.
- O segundo, um cubo preto de pedra levigada com 2,20 m de altura, solto do teto, cria a privacidade necessária para o ambiente. A escala reduzida e a cor foram definidas propositalmente com o intuito de levar a sensação de abrigo e intimidade.

O telhado aparente não foi uma decisão de estilo de arquitetura, mas sim para manter um pé direito alto. O piso possuía 3 níveis diferentes:  Nível 1, rua. Nível 2, onde o professor dava aula. Nível 3: da sala de aula.  Com um novo nível uniforme de “+ 70 cm” a sala perdeu amplitude visual, para resolver esse problema foi decidido criar forros setorizados, mas descolados da telha.

Studio Cento e 7 Ene / Debaixo do Bloco Arquitetura - Janela, Mesa, Cadeira
© Haruo Mikami
Studio Cento e 7 Ene / Debaixo do Bloco Arquitetura - Mesa, Cadeira, Viga
© Haruo Mikami

Para camuflar os diferentes elementos estruturais e materiais foram pintados de branco; as telhas, treliças, estruturas e instalação, uma forma de unir os elementos transformando-os em um só, assim então diminuindo também a poluição visual.

O forros setorizado e “soltos” da telha  delimitam de forma sutil os ambientes. 

Eles também possuem alturas diferentes onde de forma gradual ficam mais baixo conforme o uso do ambiente; Cozinha 2,70 m, Sala 2,40 m, Quarto 2,20 m e por fim o cubo do banheiro em 2,10 m.

Studio Cento e 7 Ene / Debaixo do Bloco Arquitetura - Mesa, Cadeira, Viga
© Haruo Mikami
Studio Cento e 7 Ene / Debaixo do Bloco Arquitetura - Cozinha, Bancada
© Haruo Mikami

Apesar dos tirantes visíveis para segurar esse item do projeto a sensação - principalmente de noite quando a telha desaparece e o forro se destaca - é que ele está flutuando no espaço.

Outro elemento construtivo são os brise-soleil verticais locados nas fachadas frontal e posterior, uma forma de integrar interior com exterior e diminuir a incidência solar direta. Esses elementos criam janelas esguias que obedecem a um ritmo - inspiração trazida de um prédio residencial da quadra 107 norte de Brasília.

Iluminação cenográfica e pontual compõem o interior do ambiente junto a uma marcenaria em madeira freijó desenhada pelo escritório. O acabamento das paredes é uma mistura de cimento e cola desenvolvido em obra e cria um fundo neutro em cor, mas irregular em texturas e sombras.

Na decoração mobiliário 100% brasileiro, assim como, todas as pedras que revestem piso, bancadas e paredes, junto a objetos pops, revistas de moda e lembranças de viagem estão expostos pela casa quadros do artista Christus Nobrega e Aldemir Martins, itens que dão personalidade ao espaço.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Brasilia - Distrito Federal, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Studio Cento e 7 Ene / Debaixo do Bloco Arquitetura" 18 Nov 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/905262/studio-cento-e-7-ene-debaixo-do-bloco-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.