O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Apartamentos
  4. Portugal
  5. AF Arquitectos
  6. 2017
  7. Apartamento Miraflores / AF Arquitectos

Apartamento Miraflores / AF Arquitectos

  • 09:00 - 9 Novembro, 2018
Apartamento Miraflores / AF Arquitectos
Apartamento Miraflores / AF Arquitectos, © Francisco Nogueira
© Francisco Nogueira

© Francisco Nogueira © Francisco Nogueira © Francisco Nogueira © Francisco Nogueira + 25

© Francisco Nogueira
© Francisco Nogueira

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado no bairro de Miraflores em Oeiras, o apartamento está inserido no sétimo andar de um prédio de dez andares, construído na década de 60.

© Francisco Nogueira
© Francisco Nogueira

Com uma área de construção de 180 m2, varanda transformada em marquise, o apartamento mantinha ainda o seu desenho original, apresentava algumas valências no que respeita à organização espacial e funcional do apartamento.

© Francisco Nogueira
© Francisco Nogueira

O estudo, antes de mais, começa por analisar a preexistência e o modo como se comporta perante o programa apresentado pelo cliente. Rapidamente se percebe que o desenho actual do apartamento é desadequado tendo problemas de funcionalidade e não respondendo às necessidades e aos requisitos do programa.

Planta
Planta

Com a vontade de criar uma rutura com a pré-existência e com o seu modo de habitar, o projecto desenvolve a relação entre as zonas sociais e as zonas de circulação, unindo espaços, criando enfiamentos e privilegiando o uso destes espaços como um todo. Nesse sentido foram criados painéis de madeira que deslizam, encerrando ou abrindo os diversos espaços e assim relacionando-os entre si e fazendo com que funcionem como um só. Esta solução permite a entrada de luz natural até as zonas de circulação acabando por privilegiar muito esse espaço.

© Francisco Nogueira
© Francisco Nogueira

O apartamento desenvolve-se a partir de um eixo principal de circulação que está bem vincado e diretamente relacionado com a parte funcional do mesmo. A partir desse eixo estrutural é feito o acesso às divisões da casa, salas, cozinha, instalações sanitárias, quartos, etc. Tendo ainda essa zona a possibilidade de se encerrar e dessa forma poder criar duas zonas destintas, a privada formada por uma antecâmara de acesso aos dos quartos e a social onde estão inseridas as salas, cozinha e lavabo social.

© Francisco Nogueira
© Francisco Nogueira

A varanda encontra-se relacionada com a zona de refeições e sala TV sendo uma continuidade destes espaços. No acesso a essa zona exterior, optou-se por uma solução em que os vãos são definidos de forma a permitir enfatização na transição/ligação entre o interior e o exterior.

© Francisco Nogueira
© Francisco Nogueira

No geral a solução adotada pretende que os espaços funcionem entre si de uma forma versátil e fluida, privilegiando a interação entre os vários zonas sociais e ando uma amplitude relevante ao apartamento.

© Francisco Nogueira
© Francisco Nogueira

No geral o programa pedia que a solução fosse prática, funcional de forma a permitir uma grande versatilidade não só na forma de habitar, mas também na interação entre os espaços.

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
AF Arquitectos
Escritório
Cita: "Apartamento Miraflores / AF Arquitectos" 09 Nov 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/905249/apartamento-miraflores-af-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.