Casa T2 / fyc architects

Casa T2 / fyc architects

© Rachael Dere© Rachael Dere© Rachael Dere© Rachael Dere+ 15

Richmond, Austrália
  • Arquitetos: fyc architects
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  163
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo Fotografias:  Rachael Dere
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Asko, Moda, Moda bathware, Silvertop Ash, Tilt, Tongue n Groove
  • Construtores:Riverview Building Solutions
  • Engenheiros:Pariden Engineers
  • Área Do Terreno:147 m²
  • Cidade:Richmond
Mais informaçõesMenos informações
© Rachael Dere
© Rachael Dere

Descrição enviada pela equipe de projeto. Dentro de um terreno restrito da cidade não maior que 147m², a demanda era por construir uma residência unifamiliar que parecesse espaçosa, com um mínimo de 3 quartos e um pátio de tamanho considerável que oferecesse a oportunidade de haver estacionamentos no terreno. Para acomodar os requisitos espaciais, os dormitórios e espaços privados localizam-se no andar de cima, e os espaços públicos e quarto de hóspedes no andar de baixo. A edificaçāo está situada ao longo do lado norte de uma rua que é caracterizada por casas de campo de trabalhadores do início de 1900 e seu lado oposto é caracterizado por galpões convertidos em residências. A proposta se posiciona entre o antigo e o novo e faz referência à tipologia abundante de habitação da área; através do uso de materiais, a Casa T2 reinterpreta a casa de trabalhadores e cria uma moderna casa revestida de madeira que adota a imagem idílica da 'casa' até nos detalhes, como é possível perceber no perfil da sua cerca frontal.

© Rachael Dere
© Rachael Dere

Sua fachada brinca com as características da típica casa de campo que caracterizou a área e a própria casa de campo que ocupou o local. Seu pórtico de entrada recuado contrasta com a típica experiência de estar numa varanda, presente na adição de telhado corrugado, enquanto a típica janela guilhotina recuada foi agora alongada e trazida para a frente através de uma placa de aço ao redor. Embora sua presença sólida e privada na rua seja suavizada pelo uso de madeira em suas fachadas, o gesto formal extrudado é substituído por uma elevação voltada para o norte totalmente iluminada, proporcionando espaços de estar cheios de luz. Um contraste com a edificaçāo antecessora.

© Rachael Dere
© Rachael Dere

As formas mínimas e as linhas limpas do exterior são levadas para o interior com uma paleta de acabamentos minimalista e limpa. Os brancos e cinzas claros dos espaços internos recebem o destaque da escada de aço preto e madeira que leva os moradores dois andares acima até o pavimento da cobertura. As ripas de madeira preta que atuam como uma balaustrada partem do piso térreo, reforçando a ligação do público às áreas privadas da residência. Além da fachada, há uma sensação de transparência nas áreas de estar da casa assim que você passa pela porta de entrada. A transparência através das escadas em direçāo ao pátio também leva o olhar para os andares de cima até a claraboia, que atua como a porta de entrada para a cobertura. Assim, ao buscar reinterpretar a casa dos trabalhadores, a casa faz isso com uma mistura de contrastes para esta jovem família.

© Rachael Dere
© Rachael Dere

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa T2 / fyc architects" [T2 Residence / fyc architects] 04 Nov 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/905139/casa-t2-fyc-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.