Ciclo de Conversas / Arquitetos brasileiros e portugueses

O Infinito Vão chega ao Brasil entre os dias 6 e 9 de novembro. Um grupo de arquitetos envolvidos na exposição sobre 90 anos de arquitetura brasileira que está patente na Casa da Arquitectura (CA) – Centro Português de Arquitectura, em Matosinhos, Portugal, vai participar num programa de conversas e debates que leva até ao Instituto Moreira Salles, em São Paulo, a arquiteta portuguesa Inês Lobo, entre muitos outros profissionais de várias gerações e proveniências. A entrada é livre.

A sessão de abertura acontece no dia 6, às 10h30, com intervenções de Nuno Sampaio, diretor executivo da Casa da Arquitectura, Mauro Munhoz (Casa Azul), os curadores da exposição “Infinito Vão – 90 anos de arquitetura brasileira”, Fernando Serapião e Guilherme Wisnik, e Maria Rita Amoroso, em representação do CAU/SP.

Pelas 11h00, a arquiteta portuguesa Inês Lobo dá uma conferência sobre o seu trabalho, nomeadamente aquele feito em parceria com o arquiteto Paulo Mendes da Rocha na Casa do Quelhas em Portugal, uma das duas casas que integram a exposição "Duas Casas de Paulo Mendes da Rocha", também patente na Casa da Arquitectura. A apresentação termina em conversa com Tomas Alvim (BEI Editora).

“Eternizando ideias” é o tema do debate que tem lugar às 13h00, com a participação de Nuno Sampaio, Maria Rita Amoroso, Rosa Artigas (Fundação Vilanova Artigas), Adriana Caúla (Universidade Federal Fluminense) e moderação de Fernando Serapião.

O segundo dia de conversas arranca às 10h30 sob o tema “O espaço público Paulista”, com João Carlos Cauduro (Cauduro Associados) e Celso Longo (Celso Longo + Daniel Trench), debate que será moderado por Guilherme Wisnik.
Às 12h00, o painel “Contra os chapadões meu nariz” pede emprestado o título do terceiro núcleo temporal da exposição “Infinito Vão” e tem como intervenientes os arquitetos Marcos Acayaba (Marcos Acayaba Arquitetos) e Ruy Ohtake (Ruy Ohtake Arquitetura e Urbanismo). A moderação volta a estar a cargo de Guilherme Wisnik.

“Eu vi um Brasil na TV”, que por sua vez nomeia o quarto núcleo expositivo, reúne à conversa no dia 8, às 10h30, Gustavo Penna (Gustavo Penna Arquiteto & Associados) e Jô Vasconcellos (Jô Vasconcellos & Arquitetos Associados), com moderação de Francesco Perrotta-Bosch (Ensaísta e arquiteto; Folha de S. Paulo).

Ainda sob a égide da mostra patente na Casa da Arquitectura, a mesa das 12h00, intitulada “Sentimento na Sola do Pé”, oferece portunidade para ouvir Héctor Vigliecca (Vigliecca & Associados), Joan Villà (villà, chile arquitetura) e Marcos Boldarini (Boldarini Arquitetos Associados). Uma conversa dirigida por Philip Yang (Instituto de Urbanismo e Estudos para a Metrópole).

“Disputas arquitetónicas” estão em cima da mesa no dia 9, às 10h30, com Cesar Shundi Iwamizu (Shundi Iwamizu Arquitetos Associados), Emerson Vidigal (Estúdio 41 Arquitetura) e Mario Biselli (Biselli Katchborian Arquitetos) e moderação de Silas Marti, editor do Núcleo de Cultura da Folha de S. Paulo.
Fernando Serapião volta a moderar o debate que fecha o ciclo do “Infinito Vão” no Brasil. Carolina Bueno (Tripyque Architecture), Marcio Kogan (Studio mk27), Mario Figueroa (Figueroa Arquitetura) e Rodrigo Cerviño (Tacoa Arquitetos) vão conversar sobre “Cultura e Mercado” (12h00).

A programação culmina, a partir das 13h00, com a cerimónia de entrega do título de sócio honorário aos doadores da Coleção Arquitetura Brasileira.
Os eventos são de entrada livre mas sujeita à lotação da sala. As senhas devem ser levantadas 60 minutos antes (uma senha por pessoa). Para os eventos que iniciam às 10h30, a senha pode ser retirada a partir das 9h30 no térreo.

Baixar as informações relacionadas com este evento aqui.

#Tags

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Ciclo de Conversas / Arquitetos brasileiros e portugueses" 01 Nov 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/905098/ciclo-de-conversas-arquitetos-brasileiros-e-portugueses> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.